Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 22 de Fevereiro de 2006 às 12:33

    Imprimir


Carla del Ponte, promotora-chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), negou nesta quarta-feira boatos de que o fugitivo de guerra servo-bósnio Ratko Mladic tenha sido preso e exortou a Sérvia a encontrá-lo.

Ela ressaltou que se isso não ocorrer, há risco de que se prejudiquem as pretensões do país em aderir à União Européia (UE).

Del Ponte também negou relatos de que negociações vinham sendo feitas para ele se entregar, mas afirmou que a Sérvia precisa prender o ex-comandante.

"Mladic continua foragido, infelizmente", disse ela durante uma entrevista coletiva no tribunal de Haia.

"Ratko Mladic está na Sérvia, não há dúvidas disso. Ele está lá desde 1998. Durante todo esse tempo esteve ao alcance das autoridades sérvias. Ele pode e deve ser detido imediatamente."

Apesar de autoridades sérvias terem negado, desde terça-feira há rumores de que o fugitivo de 63 anos foi detido ou convencido a se render, a fim de salvar as chances de Belgrado com a UE. Na próxima semana, o bloco fará uma avaliação sobre uma possível adesão sérvia.

Mladic foi indiciado junto com seu chefe político, Radovan Karadzic, em 1995, por genocídio no cerco a Sarajevo ¿ no qual 12 mil pessoas morreram ¿ e por ter orquestrado um massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica naquele mesmo ano.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317468/visualizar/