Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 23:59

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores britânico, Jack Straw, minimizou hoje a importância de um vídeo que mostra soldados britânicos enquanto batiam em jovens iraquianos em uma manifestação há dois anos em Basra, no sul do Iraque.

Em entrevista coletiva conjunta com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, Straw afirmou que "o incidente ocorreu há dois anos e está sob investigação", e acrescentou que "houve muito poucas alegações sobre as violações ocorridas depois da invasão liderada pelos EUA em 2003".

O vídeo, divulgado no início do mês pelo dominical "News of the World", mostra um grupo de militares britânicos batendo em vários adolescentes iraquianos.

Segundo "News of the World", os maus-tratos foram captados em uma filmagem feita por um cabo do Exército, que pode ser ouvido enquanto ri e incentiva os outros a baterem nos iraquianos.

Straw defendeu o comportamento dos soldados britânicos no Iraque, e insistiu em que "do total de cerca de 100.000 agentes, marines e funcionários nas forças aéreas britânicas que foram ao Iraque durante os últimos três anos, 0,05% foram objeto de alegações sobre atropelos. Uma porcentagem muito baixa".

Talabani ressaltou a necessidade da permanência das tropas britânicas no Iraque até que a Polícia iraquiana possa assumir o controle da situação de segurança no país.

Em suas declarações feitas em Bagdá, Straw ressaltou também a necessidade de formar um Governo de união nacional no Iraque, no qual estejam representados os diferentes grupos políticos e étnicos iraquianos.

Straw, que chegou na segunda-feira a Bagdá, deve se reunir hoje com o primeiro-ministro em final de mandato e candidato para formar o novo gabinete, Ibrahim Al-Jaafari, e com líderes de outros grupos políticos iraquianos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317598/visualizar/