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Segunda - 20 de Fevereiro de 2006 às 12:10

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Foi dado o primeiro passo para a construção do autódromo da Capital mato-grossense. Um empresário de Cuiabá, que não quis ser identificado, cedeu uma área de 50 hectares, localizada em Várzea Grande, para a Federação Mato-grossense de Automobilismo. A expectativa da entidade, que agora corre atrás de apoio para dar início à construção, é de que em no máximo três anos, o circuito já esteja pronto para sediar provas do calendário nacional do automobilismo.

A cessão da área, localizada dentro de um loteamento de 600 hectares, nas proximidades do Trevo do Lagarto – Jardim Paula III – a mil metros da rodovia BR-364 (Cuiabá-Cáceres), foi oficializada há 15 dias, mas apenas nesta segunda-feira (20.02), a notícia foi divulgada.

“Acabou a antiga novela da busca pelo espaço para a construção do autódromo. A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, através do prefeito Murilo Domingos e de seu irmão, Toninho Domingos, nos indicou a um empresário e este decidiu cooperar com o esporte. Estamos todos muito gratos a eles”, disse o presidente da Femtau, Zilmar Sírtoli, que vibrou com o que ele considera uma grande vitória do automobilismo mato-grossense.

Zilmar esclareceu que a área cedida pelo empresário será escriturada em nome da federação. “Trata-se de um ótimo espaço, com boa localização. Nos foi dado o privilégio de escolher, dentro de um terreno, o espaço para o autódromo. Optamos por um local plano e de bom acesso. Agora, vamos tratar de desmembrar a área e fazer a escrituração. Daí, o próximo passo será fazer a limpeza”, disse o dirigente, lembrando que o empresário Vanderlei Torres, da Trimec e a Prefeitura de Várzea Grande, cederão máquinas para limpeza da área.

Zilmar lembrou que, há alguns meses, um empresário de Cuiabá chegou a oferecer uma área para construção de um autódromo em comodato, mas um grupo não concordou, por refletir o exemplo do que aconteceu com o kartódromo construído nos fundos do Residencial Santa Inês. Encerrado o tempo de duração do comodato, o circuito foi fechado e todo o investimento perdido. “O automobilismo não corre o risco de perder seu autódromo no futuro”, assegurou.

O AUTÓDROMO – O projeto para a construção do autódromo de Várzea Grande já está pronto e, inclusive, o desenho do circuito, que tem semelhança com o de Interlagos, foi assinado e está concluído, no papel. A idéia da Femtau é construir um autódromo de 3.600 metros com uma grande reta de mil metros para favorecer a prática da arrancada.

A obra ainda contaria com 40 boxes, torre de cronometragem de quatro andares, secretaria, sala de imprensa, centro médico, bares, restaurantes, área de estacionamento e até um heliporto.

O projeto prevê arquibancadas de 600 metros de comprimento com capacidade para 100 mil pessoas. O circuito teria capacidade para sediar provas de kart, fórmula turismo, fórmula renault, pick-up racing, fórmula 3, fórmula truck, stock car e até fórmula 1.

Visando construir um autódromo com porte para ser um dos maiores e mais modernos do Brasil – com dimensões superiores ao de Campo Grande e Goiânia –, a Femtau espera contar com o auxílio de grandes empresas do Estado e do País, a exemplo da Petrobrás.

“A princípio, esperamos contar com o apoio da imprensa em geral, Prefeitura de Várzea Grande, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Detran, Galeão Pneus (Bridgestone/Firestone) e Discol”, salienta o presidente da Femtau, ao declarar que “as empresas que colaborarem neste início de projeto, serão lembradas quando houverem eventos na pista”

Na visão de Zilmar Sírtoli, Mato Grosso já suporta a construção de um grande autódromo. “Goiás e Mato Grosso do Sul têm cerca de 150 pilotos filiados às federações de automobilismo. Em Mato Grosso, somos 250. E já temos praticantes e bons representantes em várias modalidades de asfalto como na stock car (Reck Júnior), pick-up racing e até a fórmula Renault. Em termos de resultados, tivemos em 2005 seis campeões brasileiros (três de kartcross, dois no autocross e um na fórmula turismo). Com um autódromo por aqui, certamente, em alguns anos, teremos pilotos de expressão em campeonatos brasileiros em pistas pavimentadas”, argumentou.

Uma vez com a área do autódromo garantida, Zilmar pretende iniciar uma mobilização pela construção do circuito. “Queremos construir uma pista de terra, sobre o traçado definitivo. Pretendo ver, ainda este ano naquele local, provas do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra. Esperamos realizar em 2007, as primeiras corridas de arrancada, no retão que receberá a primeira remessa de asfalto. Nosso planejamento é para que em 2008, o autódromo de Várzea Grande já esteja sediando sua prova de inauguração com um grande espetáculo, em todo o seu traçado. Entendo que nossa batalha está apenas começando. Nos resta agora realizar uma grande mobilização, receber muito apoio e trabalhar incessantemente para ver este grande sonho se tornar uma realidade antes do que imaginávamos”.





Fonte: Assessoria de imprensa da Femtau

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