Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Fevereiro de 2006 às 23:30

    Imprimir


Cinco estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea, similares ao nosso Sol, podem conter planetas parecidos com a Terra, que abrigariam civilizações inteligentes, anunciou a astrônoma americana Margaret Turnbull, do Carnegie Institution de Washington. Fazendo comparações em tamanho, composição, idade e cor com o nosso Sol, Turnbull elaborou uma lista de estrelas que teriam possibilidades de abrigar vida extraterrestre. O estudo pretende melhorar as chances de se captar sinais com os rádios-telescópio.

Um dos corpos celestes da lista é a estrela Beta CVn, a cerca de 26 anos-luz da Terra, na constelação Canes Venatici. Um ano-luz equivale a 9 trilhões e 450 bilhões de quilômetros. As cinco estrelas com mais probabilidades de contar com civilizações inteligentes fazem parte de uma relação de dez estrelas avaliadas por Turnbull, em seu futuro projeto "Terrestrial Planet Finder" (TPF), da NASA, a agência espacial americana, com o objetivo de encontrar e observar planetas similares à Terra.

O TPF, que consistirá de dois telescópios espaciais, deverá ser lançado até 2016, apesar dessa data talvez ser adiada por causa da redução no projeto de orçamento da Nasa para 2007, que acaba de ser apresentado pelo Congresso, explicou a cientista.

"Existem mais de 400 bilhões de estrelas em nossa galáxia e é evidente que o TPF não poderá observar todas elas", afirmou, em coletiva de imprensa. Por isso, a astrônoma selecionou as estrelas mais próximas das 120 mil da Via Láctea.

Outra estrela incluída na lista foi a Pegasus 51, descoberta em 1995 por astrônomos suíços e célebre por ser o primeiro planeta encontrado fora de nosso Sistema Solar. Também foi selecionada a 16 Sco, que se encontra na constelação de Escorpião, situada perto do centro da Via Láctea. Esta estrela é quase gêmea de nosso Sol, afirmou Turnbull.

A incessante busca por sinais que indiquem a existência de vida extraterrestre no Universo é conduzida pelo Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), uma organização científica financiada inteiramente com fundos particulares. O instituto foi criado em 1984 pelo conhecido astrônomo americano Carl Sagan.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318102/visualizar/