Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Fevereiro de 2006 às 09:00

    Imprimir


O presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), Haruhiko Kuroda, mostrou hoje seu pesar pela tragédia no povoado filipino de São Bernardo, no sul da ilha de Leyte, soterrado na sexta-feira por um deslizamento de terra, e destacou que são preparados planos para enfrentar o desastre.

"Estou profundamente entristecido pela trágica perda de vidas, o sofrimento, e os danos causados pelo deslizamento no povoado de São Bernardo", diz Kuroda em carta enviada à presidente filipina, Gloria Macapagal Arroyo.

"Em representação do Banco Asiático de Desenvolvimento, ofereço meus mais profundos pêsames e condolências ao povo das Filipinas e às famílias das vítimas", acrescenta o comunicado da instituição multilateral com sede em Manila.

Kuroda, que realiza uma visita oficial aos Estados Unidos, acrescentou que o BAD acompanha os eventos em Leyte e prepara planos para enfrentar as conseqüências do desastre.

O comunicado acrescenta que o Governo filipino e as agências de ajuda tentam avaliar os danos causados pela avalanche de terra, que de acordo aos dados oficiais do Conselho Coordenador de Desastres Naturais deixou, por enquanto, 31 vítimas fatais.

A emissora local "DZMM" indicou que as equipes de resgate recuperaram pelo menos 52 cadáveres durante as operações de resgate efetuadas desde o deslizamento.

As autoridades também temem pelas vidas de outras 1.500 pessoas residentes no bairro de Guinsaugon, em São Bernardo e que ficou totalmente soterrado sob toneladas de barro e rochas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318245/visualizar/