Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Fevereiro de 2006 às 08:53

    Imprimir


Militantes nigerianos lançaram uma série de ataques ao oitavo maior exportador de petróleo do mundo no sábado, raptando nove trabalhadores estrangeiros de uma barcaça e atacando pelo menos outras duas instalações.

Militantes do Movimento para Emancipação do Delta Nigeriano disseram que tinham em vista todas as plataformas de produção, oleodutos e terminais de exportação de petróleo no Estado de Delta, que responde por cerca de um quarto da produção da Nigéria, de 2,4 milhões de barris por dia.

"Uma barcaça foi atacada por vários barcos de corrida. Houve uma troca de disparos e nove estrangeiros foram sequestrados", disse uma fonte da indústria.

Os reféns são três norte-americanos, um britânico, dois egípcios, dois tailandeses e um filipino. Eles são empregados da companhia norte-americana Willbros .

Uma instalação de petróleo da Shell no Estado também foi atacada e incendiada, mas uma fonte da empresa disse que o fogo foi debelado. Além disso, um oleduto sofreu ataques.

"Trabalhadores da indústria do petróleo devem deixar as instalações imediatamente", afirmou o movimento. "Todos os oleodutos, estações e plataformas serão alvo de destruição dentro das próximas horas por nossas unidades, que entraram no Estado em bom número."

O grupo militante quer mais controle local sobre a riqueza do petróleo da região.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318248/visualizar/