Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Fevereiro de 2006 às 08:46

    Imprimir


O presidente Mahmoud Abbas pediu no sábado ao Hamas que forme o próximo governo palestino e disse esperar que seja respeitado o compromisso de negociar com Israel.

Abbas afirmou em um discurso de inauguração do recém-eleito palarmento que o governo deve seguir todos os compromissos assumidos com Israel, um Estado que o grupo militante islâmico explicitamente quer destruir.

"O movimento Hamas se tornou maioria no Conselho Legislativo e será incumbido de formar o novo governo", disse Abbas.

O Hamas tem cinco semanas para estabelecer o governo. Abbas vai à Gaza no domingo para pedir formalmente ao primeiro-ministro do Hamas que forme a próxima estrutura governamental.

Abbas afirmou que acordos provisórios com Israel fechados na década de 90 são uma realidade política e que era inaaceitável para qualquer grupo duvidar de sua legitimidade mesmo se opondo a eles. O Hamas declarou que os considera peso morto.

"A presidência e o governo continuarão a respeitar nosso compromisso à aproximação para negociações como uma escolha política estratégica, pragmática", afirmou Abbas.

"Ao mesmo tempo, devemos continuar a fortalecer e a desenvolver formas de resistência popular de uma natureza pacífica."

Abbas pediu a continuação de uma trégua que ele acordou com Israel mais de um ano atrás.

O Hamas já promoveu quase 60 ataques suicidas com bombas desde que uma insurreição palestina começou em 2000, mas ele respeitou em grande medida uma trégua no ano passado.

Líderes do grupo disseram que o novo governo não deve seguir as linhas estabelecidas por Abbas ao apresentar a nova estrutura, abrindo caminho para um possível embate político com o presidente.

A sessão do parlamento foi realizada em Ramallah, na Cisjordânia. Parlamentares da Faixa de Gaza participaram do evento por meio de video-conferência. Israel rejeitou pedidos do Hamas que os membros pudessem atravessar suas fronteiras.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318251/visualizar/