Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 18 de Fevereiro de 2006 às 07:54

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insinuou nesta sexta-feira, ao abrir oficialmente a 26ª Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), a possibilidade de estar novamente no governo em 2007. Ele disse, brincando, ter ficado decepcionado por não ter recebido reivindicações dos produtores. "Eu estou espantado de não ter ouvido até agora nenhuma reivindicação para o ano que vem". "Isso significa que o governo está cumprindo tudo ou que vocês estão inibidos", ironizou o presidente.

Lula fez do discurso na abertura da festa uma forma de prestar contas sobre o que o governo federal fez em relação à indústria vinícola desde a última vez em que esteve presente à comemoração. "Da última vez que vim aqui, lembro que encerrei o discurso dizendo que voltaria para dar satisfação sobre o que teria feito durante este tempo", disse.

Lula abriu o discurso elogiando as empresas da região da Serra Gaúcha e os produtos do local, principalmente os vinhos. "Já é a segunda vez que venho à Festa da Uva e cada vez que a gente vem, a gente nota uma empolgação a mais", afirma Lula.

Lula anunciou a liberação de R$ 200 milhões reais para a colheita da safra de uva deste ano, afirmando que a verba faz parte de um compromisso com produtores feito pelo governo no ano passado. De acordo com o presidente, os valores estarão disponíveis a partir de segunda-feira. O presidente também lembrou que a redução do principal imposto federal incidente sobre os espumantes "foi uma das principais medidas tomadas pelo governo em favor dos produtores da região".

Pela segunda vez, durante sua visita ao Estado, Lula afirmou que o vinho da região e deve ser "o melhor espumante que já se conhece". "Orgulho-me da qualidade dos vinhos, das uvas e da qualidade dos produtos das microempresas daqui da região", afirmou o presidente.

Lula fez uma previsão de que, em um futuro breve, "estaremos viajando e encontrando o vinho do Rio Grande do Sul como o melhor vinho do mundo". Lula já havia feito a comparação antes de participar da cerimônia durante almoço com produtores em Flores da Cunha, também na região serrana.

No almoço, o presidente se reuniu com representantes do setor da vitivinicultura, para discutir propostas do setor. Estiveram presentes no almoço, entre outros, os ministros Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, Roberto Rodrigues, da Agricultura, e o governador do Rio Grande do Sul.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318268/visualizar/