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Cidades/Geral
Domingo - 01 de Dezembro de 2013 às 15:33

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A associação de consumidores Proteste e o Procon (RJ) comprovaram nesta sexta-feira (29) que, em alguns casos, vale até mais a pena pesquisar o valor de mercadorias que fazem parte da Black Friday em outros pontos de venda que estão fora do dia de liquidações.


 
Os órgãos também informaram que as lojas virtuais e físicas aumentaram os preços dos produtos que não fizeram parte da promoção.


 
Em algumas lojas, o produto com “uma promoção imperdível” custa mais do que se paga em outros pontos de venda ou até mais do que o estabelecimento cobrava havia dois dias.


 
De acordo com os órgãos de defesa do consumidor, nas Lojas Americanas, um ar-condicionado Consul Mono Split Bem Estar de 7.000 BTUs subiu de R$ 899 pra R$ 999. Neste caso, o aumento foi de R$ 100, mesmo estando com “o desconto da promoção”.


 
Porém, as instituições ponderam que, no geral, os produtos com o selo da promoção estavam com preços menores, com menos “maquiagem” do que no ano passado.


 
Segundo a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, as empresas têm liberdade de determinar seus preços, mas não podem induzir o consumidor ao erro ao fazer acreditar que recebeu descontos, quando na verdade foi uma jogada para aumento das vendas.
 
 
 
Outros problemas


 
A Proteste e o Procon do Rio também informaram que as lojas virtuais passaram por instabilidades e houve até fila virtual para quem queria acessar ofertas de eletrônicos, como celulares e tablets e eletrodomésticos.




Fonte: Do R7

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