Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 17 de Fevereiro de 2006 às 07:46

    Imprimir


Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de Mato Grosso, começaram ontem a ministrar um treinamento para um grupo de 26 militares do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) que no segundo semestre deste ano integrará as forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), no Haiti.

O treinamento, com 20h de duração, terá prosseguimento nos dias 2, 3 e 4 de março. O objetivo das instruções é proporcionar melhor preparação técnica aos integrantes do pelotão.

De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Joelson Sampaio, o grupo está recebendo instruções de tiro com armas e munições não letais, técnicas de entrada em edificações e combate urbano.

"O Exército pediu que nós ministrássemos esse treinamento. Ficamos muito felizes em poder colaborar. A equipe que vai ao Haiti é em missão de paz, mas é preciso que os integrantes estejam preparados para qualquer emergência", ressalta o comandante.

O treinamento está sendo realizado na base do Bope, que está passando aos militares do 9º BEC experiências e técnicas dos policiais do batalhão. Todo o material utilizado no treinamento está sendo oferecido pelo Bope.

No início deste mês o grupo de homens, com idades entre 21 e 42 anos, recebeu 18 horas/aula de técnicas de abordagem e defesa pessoal ministradas por policiais rodoviários federais. As técnicas adotadas são as mesmas usadas pela polícia israelense e pela americana (Swat).

O grupo está na fase de pré-seleção e depende do desempenho em várias modalidades de treinamentos para garantir a vaga.

O Haiti surgiu da colonização francesa, por colonos negros, mais ou menos no mesmo período em que os portugueses ocuparam o Brasil.

Apesar de ter sido a primeira república independente, sofreu com várias ditaduras. Tem alto índice de analfabetismo, atendimento precário à saúde e uma polícia violenta. Em algumas regiões grupos de resistência delimitam espaços e são contra a intervenção internacional e da ONU no país.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318427/visualizar/