Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 15:24

    Imprimir


Os tiroteios registrados na Rocinha deixaram seis mortos depois que 40 homens invadiram o morro, informou a polícia, que realiza operações no local desde a madrugada desta quinta-feira.

Até agora, sete pessoas envolvidas na invasão foram presas. Cinco traficantes foram detidos em um condomínio no bairro do Alto Leblon, na zona sul da cidade.

"Os bandidos fizeram o síndico do prédio de refém para tentar se esconder. A polícia foi acionada e conseguimos prendê-los sem efetuar nenhum tiro", disse o comandante do Batalhão da PM do Leblon, Roberto Mendes.

Investigadores da polícia revelaram que os 40 invasores seriam traficantes do morro da Providência. Eles teriam passado quatro dias no morro do Cantagalo, na zona sul, preparando-se para a ação na Rocinha.

Os invasores atiraram nos transformadores de luz e deixaram a favela às escuras na noite de quarta-feira. Assustados com o tiroteio e com a escuridão na favela, alguns moradores não puderam voltar para casa.

Representantes de associações de moradores disseram que já havia informações sobre o ocorrido e temiam que a favela fosse invadida antes do Carnaval.

"Nós pedimos à polícia reforço do patrulhamento para evitar uma nova invasão", disse o representante Sebastião José Filho, membro da associação de moradores.

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, garantiu ter destacado um policiamento preventivo para a favela. Segundo ele, a invasão só ocorreu devido à conivência de bandidos do próprio morro.

"A Rocinha é uma favela dividida e esses bandidos conseguiram entrar e tiveram ajuda de bandidos que estão de olho no comércio de drogas mais lucrativo da cidade", disse o secretário.

Itagiba voltou a cobrar do governo federal um plano de segurança nacional para impedir a entrada de armas ilegais no país e reiterou o desejo de construir um Batalhão da PM da Rocinha.

Os moradores das áreas próximas à favela disseram que a invasão teria acontecido pelo bairro da Gávea. Eles acusam a polícia de ter demorado a agir para conter a operação dos bandidos.

Esse é o primeiro grande confronto na Rocinha neste ano. Nos anos de 2004 e 2005 ocorreram várias batalhas pelo comando do tráfico de drogas na favela, que resultaram na morte de alguns chefes do tráfico.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318506/visualizar/