Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 14:50

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) lança nesta sexta-feira (17.02), no auditório da Procuradoria Geral da Justiça, o "Programa Segundo Tempo Comunidade", desenvolvido em parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal. O programa tem por objetivo oferecer a prática esportiva integrada com a atividade educacional (escolar), utilizando professores, estagiários e monitores, e tem como público-alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos, em situação de risco social.

Lançado desde 2004 em Mato Grosso, o programa já beneficiou cerca de 4.200 crianças de 37 municípios. O trabalho desenvolvido por coordenadores e monitores visa à permanência por maior tempo das crianças em espaços educativos, evitando assim o possível envolvimento desses jovens em algum fator dos chamados fatores de risco social (drogas, bebidas alcoólicas, prostituição, aliciamento, entre outros).

Para este ano, União, Estado e Municípios se uniram para o investimento de recursos na ordem de R$ 2,6 milhões que atenderão aproximadamente 21.000 crianças mato-grossenses, beneficiando 95 municípios, além de possibilitar a geração de emprego, uma vez que para cada núcleo são contratados três profissionais.

No programa, cada governo é responsável por uma parcela das atividades. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, disponibiliza recursos para a contratação da mão-de-obra (coordenadores e monitores), somado ao repasse dos materiais didático e esportivo. Entre as ações sociais que envolvem o projeto, está a utilização da mão-de-obra dos reeducandos que fazem parte do Projeto Pintando a Liberdade, desenvolvido pelo Ministério da Justiça. No projeto, os reeducandos são responsáveis pela confecção do material esportivo, como bolas, redes e uniformes, repassados para atender o Programa Segundo Tempo. Os Estados por sua vez, são responsáveis pela coordenação do projeto junto a cada núcleo, como também execução de pagamentos e prestação de contas. Já os municípios se comprometem pela disponibilização de espaço físico para as atividades recreativas, além do reforço alimentar para os jovens. Cabe às prefeituras prestar orientações extra-curriculares aos jovens, como palestras educativas sobre saúde, segurança, relacionamento familiar, drogas, violência, noções gerais de higiene, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. A prefeitura possui liberdade para busca de incentivo junto à iniciativa privada, como forma de ampliar e otimizar o nível de atividades ofertadas ao jovens.

As atividades recreativas são desenvolvidas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), nos períodos matutino e vespertino, respeitando uma carga horária semanal de 20h. O programa é desenvolvido em um período de 10 meses a partir da assinatura do convênio





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318519/visualizar/