Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 14:27

    Imprimir


O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL), comparou nesta quinta-feira o PT ao antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fundado pelo ex-presidente Getúlio Vargas em 1945. Na mala-direta "Informação e Opinião", que substitui seu blog pessoal, o prefeito diz que a dependência do PT em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva é comparável ao que o Janguismo - corrente que apoiava o gaúcho João Goulart - representou no PTB.

"Lula tem características parecidas com Jango. Jango fazia pelo menos um comício-banquete por semana. Lula faz pelo menos um comício por semana. Lula, assim como Jango, entrou com a máquina sindical no governo. O PT, agora na total dependência de Lula, será em poder o Janguismo dentro do PTB, escrito e escarrado", teoriza.

Para o prefeito, o PFL, geralmente comparado à União Democrática Nacional (UDN) de Carlos Lacerda, maior opositor de Vargas, é na realidade herdeiro do Partido Social Democrático (PSD), legenda aliada de Vargas que elegeu o presidente Juscelino Kubitschek em 1955.

"O PFL é o sucedâneo do PSD, com suas bases no interior, representando uma burguesia secundária, uma classe média conservadora, e trabalhadores estabelecidos. O PSDB é a UDN. Um partido urbano, de uma burguesia moderna, do grande capital, de intelectuais localizados (antes eram os bacharéis de Minas e agora os sociólogos de SP), uma classe média-média e alta urbana e modernizante, e trabalhadores qualificados", compara.

O prefeito vê o PT como um híbrido entre o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o PTB. Já o PMDB, para ele, tem características do antigo PSD e é constituído especialmente pela direita do PTB.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318528/visualizar/