Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 14 de Fevereiro de 2006 às 08:34

    Imprimir


A BenQ Mobile anunciou que levará ao mercado o primeiro celular em padrão HSDPA mais ou menos na época da Copa do Mundo da Alemanha, em junho, ainda que não esteja certa de que as redes para o novo padrão estejam prontas a tempo. O sistema HSDPA (sigla em inglês para high-speed downlink packet access) promete velocidades elevadas de dados, semelhantes às das redes fixas de banda larga, mas as operadoras de telefonia móvel e os fabricantes de celulares vêm esperando que a outra parte dê o primeiro passo, porque relutam em investir cedo demais.

A Samsung Electronics, terceira maior fabricante de celulares do mundo, foi a primeira a anunciar um modelo HSDPA, no mês passado.

Mas a BenQ informou na segunda-feira que seu aparelho chegará primeiro às lojas, porque se baseia em versão anterior de um chipset Qualcomm que a Samsung também utilizará.

Clemens Joos, presidente-executivo da empresa, disse à Reuters que espera que operadoras européias de telefonia móvel comecem a atualizar suas redes e introduzam sistemas HSDPA no segundo semestre do ano.

Mas era importante para a BenQ chegar cedo ao mercado com seu modelo, para demonstrar que está acelerando o ritmo com o qual lança produtos novos no mercado —um dos pontos mais importantes da estratégia para recuperar os resultados da antiga divisão de celulares da Siemens .

"Não acredito que o modelo se torne parte importante de nossa linha, mas tínhamos que mostrar que dispúnhamos da funcionalidade e que éramos capazes de produzir um celular assim", disse ele em entrevista.

A BenQ pulou para a sexta posição no ranking mundial de fabricantes de celulares quando adquiriu as operações de celulares do conglomerado alemão Siemens no ano passado.

Joos disse que duvida que as vendas de modelos HSDPA este ano cheguem à faixa de entre seis milhões e 10 milhões de unidades, como previu Ki Tae Lee, presidente da divisão de rede de telecomunicações da Samsung em entrevista à Reuters na segunda-feira. "Isso me surpreenderia muito", afirmou.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318936/visualizar/