Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 09:08

    Imprimir


Especialistas em gripe aviária de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) chegaram à Nigéria nesta segunda-feira, a fim de ajudar autoridades locais a melhorar sua resposta a um surto do vírus H5N1 da doença, que está dizimando aves e colocando a saúde das pessoas em risco. O vírus apareceu em janeiro no país mais populoso da África, mas testes de laboratório não confirmaram a presença do H5N1 até o dia 8 de fevereiro. As autoridades estão sendo lentas nas medidas de abate e quarentena dos animais, o que ajudaria a conter o surto.

A presença do vírus foi confirmada em quatro fazendas nos Estados de Kano e Kaduna, no norte da Nigéria, e no Estado de Plateau, no centro do país.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estão mobilizando equipes de especialistas internacionais para ir a campo, onde muitas pessoas não sabem da doença e manuseiam aves doentes e mortas.

"A área de especialização deles é medicina veterinária. Eles vão se unir a médicos para assegurar que todas as medidas para evitar a contaminação de humanos estão adequadas", afirmou o representante da FAO na Nigéria, Helder Muteia.

O surto da Nigéria é a primeira aparição conhecida do H5N1 na África. O vírus já matou pelo menos 88 pessoas na Ásia e no Oriente Médio.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319103/visualizar/