Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 07:28

    Imprimir


Um espesso tapete branco cobriu neste domingo grande parte do nordeste dos Estados Unidos, depois da queda de até 60 centímetros de neve. A nevasca obrigou o fechamento de diversos aeroportos, paralisou o transporte terrestre de Washington a Nova York, entre outras regiões, e deixou mais de 300 mil pessoas sem eletricidade.

Estas foram as primeiras nevascas importantes desde o início do inverno (boreal), em 21 de dezembro. Os aeroportos das três grandes cidades do nordeste do país - Boston, Nova York e Washington - tiveram que fechar na manhã deste domingo, depois das nevascas que causaram o caos no transporte aéreo, com centenas de vôos atrasados, desviados ou cancelados.

Duzentas e vinte mil pessoas dos estados de Virgínia a Massachusetts ficaram sem eletricidade, assim como mais de cem mil no estado de Maryland, próximo da capital, informaram as companhias elétricas locais.

Os aeroportos LaGuardia, John F. Kennedy e Newark (Nova Jersey), que servem à cidade de Nova York, e o aeroporto Reagan National de Washington, foram fechados na manhã deste domingo, informou a agência federal de aviação civil (FAA, na sigla em inglês). Vários aeroportos pequenos da região também foram fechados. Na tarde deste domingo, apenas o aeroporto Reagan National de Washington havia retomado suas operações, acrescentou a FAA.

Estas primeiras nesvascas, consideradas "grandes" pelos serviços nacionais de meteorologia, estiveram acompanhadas de ventos que chegaram a 120 km/h e começaram depois de um início de inverno com temperaturas particularmente brandas.

"É uma situação perigosa que pode pôr em risco vidas humanas. Os deslocamentos não são recomendáveis e serão fortemente perturbados pela combinação de ventos fortes, baixa visibilidade e a nave que cobre as estradas", advertiu o serviço meteorológico em sua página na internet, pedindo à população que seja prudente diante dos riscos de que as estradas congelem.

No Central Park, em pleno coração de Nova York, mais de 60 centímetros de neve caíram até o meio-dia, atingindo um nível quase recorde, informou a mídia. Advertências de novas nevascas foram emitidas em Boston, Nova York e no leste do estado do Maine (quase na fronteira com o Canadá).

Além disso, alertas para possíveis inundações foram lançadas pelos serviços meteorológicos ao longo do litoral dos estados de Massachusetts e Rhode Island.

As linhas ferroviárias também foram afetadas pelo mau tempo e sete trens foram cancelados neste domingo entre Washington e Nova York.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319137/visualizar/