Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Fevereiro de 2006 às 12:15

    Imprimir


O candidato presidencial René Préval conseguiu a maioria absoluta (50,33% dos votos) nas eleições presidenciais do Haiti, realizadas na última terça-feira, após a apuração de 63,56% dos votos, segunda a Comissão Eleitoral Provisória (CEP) haitiana. Segundo os dados parciais fornecidos pelo órgão oficial haitiano às 7h (de Brasília) de hoje, em segundo lugar aparece Leslie Manigat, do Partido Democrata Nacional Progressista, com 11,88% dos votos, e, em terceiro, está o candidato independente Charles Baker, com 7,76%.



Muitos dos outros 30 candidatos não conseguiram obter sequer 1% dos votos.

Para obter a maioria absoluta nas eleições e evitar um segundo turno, o candidato vencedor deve conseguir pelo menos 50% dos votos mais um.

Ao apresentar os resultados, o secretário-geral do CEP, Rosemond Pradel, se desculpou por ter divulgado na sexta-feira dados equivocados, ao não levar em conta os votos em branco na hora de distribuir as porcentagens. Segundo os dados divulgados ontem pela CEP, Preval passava muito da maioria absoluta.

Os analistas acreditam que ainda pode haver segundo turno, pois Preval conta com menos apoio nas províncias que na capital, de modo que, à medida que os votos das áreas mais remotas do país chearem para serem apurados, sua percentagem deve cair.

Segundo estes resultados, Preval vence nos dez departamentos que formam o país, embora no departamento noroeste esteja praticamente empatado com Feurinord Luc, com 22,76% dos votos, contra 22,16%.

No departamento oeste, o maior do país e que reúne mais de 40% do eleitorado, Preval obteve 60,77% dos votos, com 72,32% das cédulas apuradas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319276/visualizar/