Ministro da Agricultura considera casos de "Vaca Louca" como assunto resolvido
O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho considera "assunto resolvido" os casos envolvendo as restrições de países à importação de carne bovina brasileira suspeitas de contaminação pelo mal da "vaca louca".
Segundo ele, a mobilização feita pelo governo brasileiro através da diplomacia e dos adidos agrícolas em diversos países levou informação e esclarecimento necessários para fazer com que as exportações não fossem afetadas.
"O Brasil vai cumprir todos as recomendações feitas pelas autoridades em saúde internacionais e vai defender o que lhe pertence", afirmou Mendes Ribeiro dirante a posse de Neri Geller como secretário de Política Agrícola do Ministério.
Questionado sobre a informação de que o Peru também anunciou a suspensação das importações do produto brasileiro, Mendes Ribeiro Filho classificou como momentâneo o impacto das proibições e que a retomada do comércio já começou.
"Esses países já começaram a reromada das negociações. Acredito muito na defesa brasileira", ressaltou.
A confirmação de apenas um caso isolado do mal da "vaca louca" em Sertanópolis, no interior do Paraná, em dezembro de 2010, provocou reflexos dois anos depois e países como Japão, África do Sul, China, Coréia do Sul, Líbano, Arábia Saudita e Egito anunciaram o fim das importações.
Comentários