O prêmio de melhor jogadora do ano está de volta aos Estados Unidos após dez anos. A atacante Abby Wambach foi escolhida nesta segunda-feira pela Fifa como vencedora da Bola de Ouro por seu desempenho em 2012. Para conquistar o prêmio em Zurique, a atleta deixou para trás a brasileira Marta, que já levou a láurea em cinco oportunidades e segue como principal ganhadora.
Uma jogadora americana não era escolhida melhor do mundo desde que Mia Hamm conquistou seu segundo prêmio em 2002. Após isso, além dos cinco troféus de Marta, a premiação homenageou a alemã Birgit Prinz (2003, 2004 e 2005) e a japonesa Homare Sawa (2011).
"Não esperava por isso. Marta, Alex, obrigado por me desafiarem todos os dias. Obrigado à Fifa, Pia (Sundhage, ex-treinadora dos EUA), comissão técnica e equipe médica, minha família, vocês são incríveis e amo muito. O mais importante de ganhar um prêmio individual é o conjunto. Nunca fiz um gol sem receber um passe de alguém. Pedimos para todos os fãs continuarem inspirando a mim e ao nosso time, sempre", disse a americana.
Ela recebeu 20,67% dos votos, pouco a mais que suas rivais. Marta ficou em segundo lugar, com 13,50% das escolhas, enquanto Morgan recebeu 10,87%.
Wambach foi o destaque dos Estados Unidos na conquista do ouro na Olimpíada de Londres, marcando cinco gols durante a campanha, ficando somente atrás da canadense Christine Sinclair na artilharia. Aos 30 anos, a atacante vive o momento mais importante da carreira.
Além de Marta, Wambach deixou para trás a compatriota Alex Morgan, que fez três gols nos Jogos Olímpicos de Londres. Morgan, 23 anos, foi responsável pelo gol da vitória americana sobre o Canadá no último minuto da prorrogação da semifinal da Olimpíada.
Comentários