Repórter News - reporternews.com.br
Mato Grosso reage contra o baixo desempenho escolar
O baixo desempenho dos alunos de Mato Grosso no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado em 2003, levou o Governo do Estado a realizar uma ação que visa fazer a qualificação continuada e avaliação dos professores das disciplinas básicas: Língua Portuguesa e Matemática. Trata-se do projeto de formação “Eterno Aprendiz”, que irá qualificar mais de seis mil professores do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino.
“A melhoria do desempenho escolar dos mais de 300 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental nas escolas estaduais já poderá ser observada no início do ano letivo de 2007”, garantiu a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, durante a abertura do projeto, nesta quinta-feira (09), no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que contou com a presença de aproximadamente três mil professores de Cuiabá.
Para desenvolver esse trabalho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) firmou um convênio, no valor de mais de R$ 10 milhões, com a Fundação Cesgranrio, que irá aplicar o curso Eterno Aprendiz. A formação terá duração de um ano e dois meses, com cinco encontros presenciais, em cinco pólos (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças).
O primeiro encontro presencial iniciou hoje e vai até sábado (11/02), nos cinco pólos. O próximo ocorrerá em março e logo após esse encontro a Cesgranrio aplicará uma prova de avaliação de desempenho, nos alunos. “Os resultados servirão de base para novos ciclos de capacitação”, disse a consultora da Fundação Cesgranrio, Nilma Fontanive.
SAEB - Em 2003, o SAEB divulgou uma pesquisa por amostragem que indicava o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental de Mato Grosso abaixo da média nacional nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Os alunos da 4ª série, na disciplina de matemática, ficaram com 170,3 pontos, sendo a média nacional. 180,2; na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos da 4ª série tiraram 159,4 pontos e a média nacional foi de 169,4.
Já os alunos que estavam concluindo o Ensino Fundamental, da 8ª série, ficaram com 236,8 na disciplina de matemática, enquanto a média nacional foi de 245,0; em Língua Portuguesa os mato-grossenses tiraram 224,7, 7.3 pontos abaixo da média nacional ( 232, 0).
Desde então, segundo Ana Carla, o Governo acionou uma série de ações para melhorar a qualidade do ensino na rede estadual. Foram realizadas capacitações, cursos, e, em julho de 2005, a Seduc promoveu pela primeira vez um grande seminário da Educação, que reuniu mais de 2 mil profissionais da rede pública e privada para debater e propor a qualidade do ensino.
Mas, conforme a secretária, uma ação mais pontual era necessária e, para tanto, o Governo do Estado firmou a parceria com a Fundação Cesgranrio. “Estamos reagindo a esse quadro”, finalizou.
“A melhoria do desempenho escolar dos mais de 300 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental nas escolas estaduais já poderá ser observada no início do ano letivo de 2007”, garantiu a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, durante a abertura do projeto, nesta quinta-feira (09), no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que contou com a presença de aproximadamente três mil professores de Cuiabá.
Para desenvolver esse trabalho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) firmou um convênio, no valor de mais de R$ 10 milhões, com a Fundação Cesgranrio, que irá aplicar o curso Eterno Aprendiz. A formação terá duração de um ano e dois meses, com cinco encontros presenciais, em cinco pólos (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças).
O primeiro encontro presencial iniciou hoje e vai até sábado (11/02), nos cinco pólos. O próximo ocorrerá em março e logo após esse encontro a Cesgranrio aplicará uma prova de avaliação de desempenho, nos alunos. “Os resultados servirão de base para novos ciclos de capacitação”, disse a consultora da Fundação Cesgranrio, Nilma Fontanive.
SAEB - Em 2003, o SAEB divulgou uma pesquisa por amostragem que indicava o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental de Mato Grosso abaixo da média nacional nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Os alunos da 4ª série, na disciplina de matemática, ficaram com 170,3 pontos, sendo a média nacional. 180,2; na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos da 4ª série tiraram 159,4 pontos e a média nacional foi de 169,4.
Já os alunos que estavam concluindo o Ensino Fundamental, da 8ª série, ficaram com 236,8 na disciplina de matemática, enquanto a média nacional foi de 245,0; em Língua Portuguesa os mato-grossenses tiraram 224,7, 7.3 pontos abaixo da média nacional ( 232, 0).
Desde então, segundo Ana Carla, o Governo acionou uma série de ações para melhorar a qualidade do ensino na rede estadual. Foram realizadas capacitações, cursos, e, em julho de 2005, a Seduc promoveu pela primeira vez um grande seminário da Educação, que reuniu mais de 2 mil profissionais da rede pública e privada para debater e propor a qualidade do ensino.
Mas, conforme a secretária, uma ação mais pontual era necessária e, para tanto, o Governo do Estado firmou a parceria com a Fundação Cesgranrio. “Estamos reagindo a esse quadro”, finalizou.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319565/visualizar/
Comentários