Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Fevereiro de 2006 às 08:33

    Imprimir


O sistema educacional de Mato Grosso está péssimo e em Cuiabá a situação é alarmante. É o que demonstra o levantamento feito pelo Ministério da Educação - MEC - com base nos dados fornecidos pelo Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - de 2005. Cuiabá está na lanterna entre as 27 Capitais brasileiras que realizaram provas de avaliação com alunos concluintes do ensino médio.

Segundo o levantamento apresentado pelo MEC, a metodologia adotada pela Secretaria Estadual de Educação está totalmente errada e não dá condições para que os alunos da rede pública estadual possam concorrer a uma vaga nas universidades públicas, estaduais e federais. Neste levantamento, uma escola estadual em Cuiabá ficou na última colocação na avaliação do Enem atingindo apenas 25,06 pontos perdendo para Recife (PE), onde uma unidade privada ficou com apenas 32,12 pontos. As médias gerais no Brasil chegaram a 40,25 e 55,72, respectivamente.

O Rio de Janeiro, tido como um dos Estados mais violentos do país, mostrou que a administração estadual está preocupada com a educação. Sua Capital aparece em primeiro lugar entre as 27 capitais brasileiras no desempenho dos alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2005. Na cidade estão tanto a escola pública com a melhor média do país --79,02 pontos (numa escala de zero a cem)-- como a particular, com 81,9.

Logo atrás vem Recife, com a segunda melhor média entre as escolas públicas (77,61 pontos). Já São Paulo ficou em segundo entre as particulares, com 78,6. No Rio, a melhor escola privada é o Colégio de São Bento e a pública, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Em São Paulo, são, respectivamente, o Colégio Vértice e o Cefet.

Entre todas as capitais, as melhores médias registradas na rede pública variaram de 60 a 79,02 pontos, ficando muito próximas das tops no setor privado.

Um dos fatores que podem explicar essa proximidade é que, das 27 capitais, em 25 as primeiras colocadas entre as públicas são escolas federais, como Cefets e colégios militares.

Esse ranking foi obtido a partir de levantamento feito pela Folha com base no banco de dados criado pelo MEC e que, pela primeira vez, traz informações do desempenho por município e escola.

As informações estão disponíveis desde ontem, mas o MEC não fez nenhum tipo de ranking entre as instituições. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), o objetivo não é comparar, mas sim oferecer um guia.

Pelo site do Inep, é possível ter acesso às notas no Enem de 18.436 escolas de ensino médio.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319784/visualizar/