Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 12:06

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou pela Argélia, nesta quarta-feira, sua quinta viagem ao continente africano, que incluirá também Benin, Botsuana e África do Sul, com duração prevista de cinco dias. Na Argélia, empresários brasileiros que acompanham Lula estão disputando parte de um programa de investimentos públicos em infra-estrutura, de 60 bilhões de dólares, entre outras oportunidade de negócios.

"A Argélia está se reintegrando na economia mundial, com muito potencial e muita abertura", disse o embaixador do Brasil em Argel, Sérgio Danese. "Depois de um período de dificuldades, o país voltou a jogar com uma camisa nova."

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, ao desembarcar em Argel com Lula citou também o interesse de empresas brasileiras em um programa de habitações populares (500 mil casas por ano) e num projeto do governo argelino de recuperar a indústria automotiva estatal do país.

"Nos anima bastante o fato de o presidente Abdelaziz Boutheflika ter declarado que a escolha das empresas não levará em conta apenas os critérios de preço, mas também o compromisso de manter relações mais duradouras com o país", disse Furlan.

O ministro disse também que a Argélia estaria disposta a rediscutir restrições impostas à importação de carne brasileira, e que as estatais Petrobras e Sonatrach estudam projetos comuns na área de gás.

As boas relações políticas entre os governos do Brasil e da Argélia são um componente importante nas decisões de investimento, disse, também na chegada de Lula, o diretor de Relações Institucionais da Andrade Gutierrez, Fávio Machado. A construtora brasileira está concluindo uma barragem de captação de água no nordeste da Argélia (obra de 30 milhões de dólares).

A Andrade Gutierrez, por meio de sua controlada em Portugal, Zagope, está na concorrência para a construção da rodovia Transmagrebiana. É uma estrada de 1.200 quilômetros, ao longo da costa do Mediterrâneo, dos quais 300 quilômetros já estão em construção. A obra está orçada em 7 bilhões de dólares.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319945/visualizar/