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Cidades/Geral
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 07:08

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Com uma inadimplência beirando a 80%, a Companhia de Saneamento da Capital de Mato Grosso (Sanecap) decidiu facilitar a regularização das contas de água em atraso. Conforme a Instrução Normativa nº 4.367 do Executivo municipal, qualquer proprietário de imóvel residencial pode parcelar o débito em até 60 meses (cinco anos), com juros de apenas 0,25% ao mês. E, em caso de parcelamento em 12 meses não há incidência de juros.

Além disso, os consumidores com disposição de regularizar sua situação junto à Sanecap terão isenção dos juros e multas das tarifas em atraso. Ele terá, no entanto, de pagar apenas uma entrada no valor das mensalidades e não atrasar os pagamentos seqüentes por mais de três meses.

"Se houver interrupção nos pagamentos por mais de três meses, o benefício é automaticamente cancelado. O cidadão terá de renegociar seus débitos", advertiu o gerente comercial da Sanecap, Jaime Genaro.

A doméstica Maria Auxiliadora Gomes dos Santos, 50 anos, moradora do CPA II, não perdeu tempo, e, ontem, renegociou uma dívida de água de mais R$ 3 mil acumulada ao longo de 13 anos.

"Depois da morte do meu marido eu não consegui mais pagar a conta d´água. Foi acumulando e ficou um valor muito grande. Agora com esse parcelamento, resolvi pagar porque é lícito e não é justo usufruir e não pagar pelo serviço", observou Maria Auxiliadora.

Ela parcelou a dívida em 60 meses, ficou com uma mensalidade mensal de R$ 62 reais.

De agora em diante, ela poderá utilizar sua água de forma honesta, sem medo de a qualquer momento ter o serviço interrompido por falta de pagamento. "Agora estou satisfeita", frisou a doméstica.

De acordo com Jaime Genaro, em janeiro, quando passou a vigorar o benefício, a companhia atendeu aproximadamente 800 pessoas que dividiram seus débitos, mais que o dobro registrado em dezembro de 2005, quando ainda não havia a prerrogativa do parcelamento sem juros e multa.

"Os escritórios da Sanecap estão sempre lotados de pessoas interessadas no benefício. Essa é a oportunidade que o município está dando para reduzir a inadimplência, só não negocia quem realmente não quiser", observou Genaro.

Em Cuiabá existem 166 mil unidades consumidoras residenciais, industriais, comerciais e poder público, sendo 130 mil ligações.

Conforme o gerente de Atendimento ao Público, Zair Mayolino, quase ninguém rico ou pobre pagava água na cidade, o que dificultava a prestação de um serviço de qualidade à população, manutenção e ampliação da rede.

"Agora só não paga quem não quiser mesmo. E a Sanecap vai cortar água dos inadimplentes, pois a prefeitura de Cuiabá está oferecendo todas as condições e facilitações para que o usuário regularize as contas em atraso", observou.

População pobre tem a Tarifa Social

Para facilitar mais o pagamento para classe social menos favorecida, a Prefeitura de Cuiabá criou também a tarifa social, por meio da qual o cidadão de baixa renda tem 50% de desconto na sua fatura. Porém, o gerente comercial da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Jaime Genaro, avisa que o benefício se estende a apenas quem comprovar que consumiu 50 kw/mês de energia elétrica ao longo de 12 meses; está inserido em um programa social do Governo Federal como bolsa-família; ter caso de doenças crônicas na família como aids, cegueira e outros oito tipos de enfermidades; ter um consumo mês de 10 metros cúbicos de água; morar em uma residência de 40 metros quadrado e pertencer à classe consumidora 1.

Segundo Genaro, a estimativa é de atender cerca de seis mil famílias carentes no município.

O consumidor de 10 m3/mês paga R$ 11,20, com o benefício ele passará a pagar somente R$ 5,60/mês.



O usuário que for beneficiário da tarifa social também poderá parcelar dívidas passadas com a Sanecap sem juros, multa, e a vantagem de pagar de entrada R$ 5,60.

Procon

A Sanecap está buscando resolver um problema crônico da companhia. Porém, a empresa é uma das mais reclamadas no Procon. No Ano passado foram 447 reclamações protocoladas na superintendência. Este ano já são 126 processos abertos contra a Sanecap. De acordo com a assessoria de imprensa do Procon, a maioria das reclamações refere-se a questionamentos sobre cobrança indevida e a inscrições de nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).




Fonte: Folha do Estado

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