Repórter News - reporternews.com.br
Pesquisa revela: 75% dos internautas são viciados em e-mail
São Paulo - A Symantec anuncia os resultados de uma pesquisa realizada com 1700 profissionais de tecnologia e que revelou que 75% dos entrevistados admitiram estar viciados em e-mail, sendo que um em cada cinco ficou em uma nova categoria chamada de “dependentes”. Os “dependentes” são indivíduos que verificam e-mail compulsivamente e entram em pânico quando não conseguem acesso.
A pesquisa realizada pela Dynamic Markets identificou que os entrevistados se dividem em quatro categorias distintas em relação ao seu uso de e-mail. Essas categorias são:
· Os Disciplinados: 49% afirmaram ser “disciplinados” - relaxados em relação a e-mail, mas rigorosos em relação a quando e onde usá-lo, limitando o uso ao horário de expediente e aos locais de trabalho.
· Os Dependentes: 21% dos entrevistados afirmaram que verificam e-mail compulsivamente, entrando em pânico quando não têm acesso.
· Os Fóbicos: 10% dos entrevistados afirmaram ser tecnofóbicos em relação a e-mail, usando somente as funcionalidades mais básicas e preferindo comunicação verbal.
· Os Sobrecarregados: 6% dos entrevistados são bombardeados por e-mails e encontram dificuldade de lidar com isso. Muitos e-mails não são lidos, e usuários temem o momento de conectar-se.
Os “dependentes” gastam mais tempo com e-mails por dia (2,6 horas por dia, em média), fazem sua primeira verificação de e-mail antes de 9 horas da manhã e enviam e recebem mais e-mails do que os usuários das outras categorias. Em 2005 houve um crescimento substancial na quantidade de e-mail que indivíduos precisaram gerenciar, com 91% das empresas dizendo que esse volume aumentou nos últimos 12 meses, sendo este aumento de 47% em média. Como resultado, funcionários estão gastando uma quantidade de tempo cada vez maior com e-mail: 52% gastam duas horas ou mais por dia enviando e recebendo mensagens, com 15% que gastam quatro horas por dia.
Aparentemente o e-mail aumentou o horário de trabalho do executivo médio. 54% do total de funcionários verificam suas caixas de e-mail antes das 9 da manhã, e a maioria faz a última verificação do dia perto das 17 horas (embora alguns cheguem a verificar e-mail à meia-noite).
Contudo, a pesquisa também identificou algumas atitudes positivas em relação ao e-mail. Enquanto 27% dos entrevistados afirmaram que verificar e-mail fora do horário aumenta o estresse, uma proporção significativa de 23% diz que a ação diminui o estresse. 43% dos usuários de acesso remoto a e-mail acreditam que o acesso fora do escritório os tornam mais eficientes, e 75% acreditam que é sua responsabilidade, e não de seus empregadores, manter o uso de e-mail sob controle.
A Dynamic Markets fez entrevistou funcionários e gerentes de TI em geral responsáveis pelo sistema de e-mail de suas empresas. Todas as empresas tinham 500 ou mais funcionários, de diversos setores da Europa, África e Oriente Médio.
A pesquisa realizada pela Dynamic Markets identificou que os entrevistados se dividem em quatro categorias distintas em relação ao seu uso de e-mail. Essas categorias são:
· Os Disciplinados: 49% afirmaram ser “disciplinados” - relaxados em relação a e-mail, mas rigorosos em relação a quando e onde usá-lo, limitando o uso ao horário de expediente e aos locais de trabalho.
· Os Dependentes: 21% dos entrevistados afirmaram que verificam e-mail compulsivamente, entrando em pânico quando não têm acesso.
· Os Fóbicos: 10% dos entrevistados afirmaram ser tecnofóbicos em relação a e-mail, usando somente as funcionalidades mais básicas e preferindo comunicação verbal.
· Os Sobrecarregados: 6% dos entrevistados são bombardeados por e-mails e encontram dificuldade de lidar com isso. Muitos e-mails não são lidos, e usuários temem o momento de conectar-se.
Os “dependentes” gastam mais tempo com e-mails por dia (2,6 horas por dia, em média), fazem sua primeira verificação de e-mail antes de 9 horas da manhã e enviam e recebem mais e-mails do que os usuários das outras categorias. Em 2005 houve um crescimento substancial na quantidade de e-mail que indivíduos precisaram gerenciar, com 91% das empresas dizendo que esse volume aumentou nos últimos 12 meses, sendo este aumento de 47% em média. Como resultado, funcionários estão gastando uma quantidade de tempo cada vez maior com e-mail: 52% gastam duas horas ou mais por dia enviando e recebendo mensagens, com 15% que gastam quatro horas por dia.
Aparentemente o e-mail aumentou o horário de trabalho do executivo médio. 54% do total de funcionários verificam suas caixas de e-mail antes das 9 da manhã, e a maioria faz a última verificação do dia perto das 17 horas (embora alguns cheguem a verificar e-mail à meia-noite).
Contudo, a pesquisa também identificou algumas atitudes positivas em relação ao e-mail. Enquanto 27% dos entrevistados afirmaram que verificar e-mail fora do horário aumenta o estresse, uma proporção significativa de 23% diz que a ação diminui o estresse. 43% dos usuários de acesso remoto a e-mail acreditam que o acesso fora do escritório os tornam mais eficientes, e 75% acreditam que é sua responsabilidade, e não de seus empregadores, manter o uso de e-mail sob controle.
A Dynamic Markets fez entrevistou funcionários e gerentes de TI em geral responsáveis pelo sistema de e-mail de suas empresas. Todas as empresas tinham 500 ou mais funcionários, de diversos setores da Europa, África e Oriente Médio.
Fonte:
Agência Estado
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320089/visualizar/
Comentários