Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 17:00

    Imprimir


O Programa Mundial de Alimentos (PMA), agencia da ONU, denunciou hoje o roubo de 20 caminhões que transportavam ajuda humanitária para as vítimas do conflito em Darfur, no oeste do Sudão, lembrando que os níveis de violência nessa região se tornaram "insustentáveis".

"Todos os roubos aconteceram semana passada, o que é um claro indício do aumento da insegurança em Darfur", afirmou a porta-voz da agência humanitária, Christiane Berthiaume.

A porta-voz informou que, nas últimas semanas, os ataques aos comboios do PMA se multiplicaram, são cada vez são mais violentos e algumas vezes os motoristas foram seqüestrados pelos bandidos.

"A situação é muito preocupante e ameaça as operações do PMA em Darfur", reconheceu Berthiaume. A porta-voz disse que na região, assolada pela violência, vivem 2,7 milhões de pessoas cuja sobrevivência depende da ajuda alimentar internacional.

O conflito em Darfur começou em fevereiro de 2003, quando grupos rebeldes organizaram um levante contra o Governo de Cartum, que enviou suas tropas e armou milícias para sufocar os rebeldes.

Segundo números da ONU, até a data de hoje, 200.000 pessoas morreram e 2,5 milhões tiveram que sair de casa para se transformar em deslocados internos ou se assentar em acampamentos de refugiados do vizinho Chade.

Berthiaume explicou que percorrer os caminhos que ligam o norte e o sul de Darfur se transformou em uma odisséia, e que cada vez está mais difícil encontrar motoristas dispostos a levar a ajuda humanitária até os lugares de distribuição.

Além disso, o PMA considera fundamental armazenar provisões suficientes até antes de abril, para poder atender à população de Darfur antes do período de chuvas, quando as estradas ficam intransitáveis.

No entanto, a porta-voz alertou que a agência humanitária não tem recursos suficientes para financiar suas atividades na região sudanesa nos próximos meses, devido à falta de contribuições da comunidade internacional.

Berthiaume calculou que o PMA precisa arrecadar US$ 300 milhões nas próximas três semanas e US$ 167 milhões até abril para cumprir suas previsões de ajuda a Darfur.

A ONU está avaliando a possibilidade de assumir uma missão de paz em Darfur, substituindo a atual, chefiada pela União Africana.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320111/visualizar/