Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 15:22

    Imprimir


O Plano Municipal de Saúde 2006 – 2009 será apresentado oficialmente para a população cuiabana nos próximos dias. O encontro começa hoje (07) e termina sexta-feira (10), de acordo com cronograma de cada regional.

O foco do planejamento será aumento da expectativa de vida da população, de 70,3 anos para 71,9 anos, e aumento do grau de satisfação do usuário, de 59,4% para 70%.

A assessora de planejamento e gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hugna Myre de Oliveira, explica que a prioridade foi definida após diagnóstico da saúde em Cuiabá. Levantamento feito pela SMS verificou que as principais causas de morte são: doenças perinatais (provenientes da gravidez e ou parto), do aparelho circulatório (principalmente hipertensão e doenças cérebro-vasculares) e diabetes (provocadas por obesidade ou sedentarismo). Além dessas, há implicações motivadas pela gravidez na adolescência, gravidez sem pré-natal e as causas externas (trânsito e homicídio).

O coeficiente de mortalidade infantil atual é de 19,7 crianças por 1 mil nascidas vivas. A SMS pretende reduzir para 13 até dezembro de 2009. Já a materna é de 99,1 por 100 mil nascidos vivos, com objetivo de diminuição para 66,5 em mesmo período.

As mortes pelas doenças do aparelho circulatório correspondem a 110,9 para cada 100 mil habitantes e a meta é cair para 100. Por fim, o índice de mortes por diabete mellitus é de 21, sendo que a SMS quer reduzir para 16,8 por 100 mil habitantes.

Para alcançar a meta, a Saúde irá aumentar a cobertura do Programa de Saúde da Família, com inclusão de 15 novas equipes. Também irá melhorar a qualidade de assistência ao pré-natal, puerpério e da criança. Haverá prioridade no planejamento familiar e na saúde do adolescente. A Saúde planeja melhorar o controle de hipertensão e diabetes, além de implantar programa de urgência e emergência.

A maior satisfação do usuário será possível com aumento da oferta e melhora na qualidade dos serviços de saúde. Para isso, a SMS irá investir em educação em saúde e modernização da estrutura de organização e gestão, além de capacitação de trabalhadores de saúde. A Secretaria se compromete em acompanhar o processo de implantação das metas. Pesquisa da Secretaria revela que as principais reclamações dos clientes SUS são falta de acesso ao serviço, morosidade para conseguir consulta e exames. Também a não humanização do atendimento.

Segundo a assessora, o diagnóstico permite traçar metas da gestão. No entanto, mais importante é o debate com a população que, depois de verificar os objetivos, pode cobrar da SMS a efetivação do projeto. Antes da elaboração, representantes de cada comunidade e da Secretaria estiveram reunidos para identificar os principais problemas de cada região, por meio do planejamento participativo da Prefeitura de Cuiabá. Apesar de ser plano geral para a saúde no município, as necessidades específicas de cada regional serão contempladas.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320139/visualizar/