Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 08:03

    Imprimir


Técnicos e fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), realizará uma fiscalização em Sinop, a partir desta terça-feira (7). Eles visitarão as indústrias madeireiras da cidade e região para o levantamento de estoque da propriedade. Todos os dados serão inseridos no cadastro único mantido pela Sema em conjunto com secretaria de Fazenda (Sefaz) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

O levantamento faz parte da "Operação Limpeza", desencadeada pela Sema com o objetivo de regularizar a situação das empresas que sobrevivem da atividade madeireira. O secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, estima que dentre as cerca de duas mil empresas que atuam em Mato Grosso, pouco mais de seiscentas irão permanecer. "Queremos eliminar as empresas de fachada e garantir espaço para quem deseja trabalhar dentro da regularidade", disse o secretário.

As empresas fiscalizadas terão um prazo de cinco dias úteis para requerer a regularização e mais 30 dias para apresentar a documentação necessária para ser incluída no programa de regularização, inclusive com o pagamento de taxas.

Liberação

A Sema já está emitindo as Guias Florestais (GF), que substituem as antigas autorizações de transporte de produtos florestais (ATPF) antes concedidas pelo Ibama. A primeira Guia foi emitida sexta-feira (3) para uma indústria de compensados em Jaciara. A responsabilidade pelo controle do transporte de madeira em Mato Grosso foi assumida pela Sema no dia 3 de janeiro deste ano.

Vários processos estão sendo analisados pela equipe técnica da Sema e de acordo com o supervisor de transporte de produtos florestais, Félix Rezende Saddi, as primeiras Guias solicitadas por madeireiros deverão ser liberadas esta semana. Muitos empresários já realizaram o cadastro junto à secretaria e aguardam a liberação das Guias Florestais para o transporte de madeira.

A primeira exigência para requerimento da GF é o preenchimento do cadastro na secretaria de Meio Ambiente que pode ser feito pela internet. Clique aqui parapreencher documento. Qualquer empresa que trabalha com a madeira, seja madeireira ou panificadora que utiliza lenha, precisa necessariamente preencher o cadastro na Sema.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320233/visualizar/