Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 06 de Fevereiro de 2006 às 14:35

    Imprimir


A Aliança Unida Iraquiana (AUI), xiita confessional, vencedora das eleições parlamentares do Iraque, adiou para sábado o anúncio do nome escolhido entre seus membros para o novo primeiro-ministro. Bahaa Al Aaragui, membro da AUI, anunciou hoje que a Aliança, com sete partidos políticos, continua trabalhando para chegar a um consenso sobre o nome de seu candidato a novo primeiro-ministro iraquiano.

Al Aaragui explicou que a razão do adiamento da nomeação do novo primeiro-ministro é que ainda não acabaram todas as divergências dentro da AUI.

De acordo com a Constituição permanente do Iraque, o primeiro-ministro deve ser indicado pelo partido vencedor nas eleições legislativas.

O primeiro-ministro deve ser eleito entre quatro candidatos: o atual primeiro-ministro, Ibrahim al-Jaafari, o vice-presidente, Adel Abdel Mahdi, o secretário-geral do partido Al Fadilyia, Nadim Al Gabri, e o vice-presidente do Parlamento, Hussein Al Shahristani.

Nas eleições iraquianas, realizadas em dezembro, a AUI obteve 148 cadeiras das 275 do Parlamento, contra 53 da coalizão curda e 44 da Frente do Consenso Iraquiano (árabe sunita).

A Frente para o Consenso Iraquiano (FCI), liderada por Adnan El Duleimi, anunciou hoje que participará do próximo Governo após a aceitação de sua comunidade.

A FCI consultou seus partidários através de uma enquete pela internet. Hoje terminou o prazo para as manifestações sobre sua eventual entrada no Governo. Os resultados indicam que 85,54% dos participantes apoiaram a participação.

O documento afirma que, após o resultado, o FCI se compromete a negociar a formação do novo Governo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320390/visualizar/