Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Fevereiro de 2006 às 09:02

    Imprimir


Dois jornais da Nova Zelândia publicaram as charges com caricaturas do profeta Maomé que ofenderam muçulmanos em todo o mundo, argumentando que a decisão foi baseada na liberdade de imprensa. As charges, publicadas inicialmente por um jornal dinamarquês em setembro, apareceram no Dominion Post e no The Press, da cidade de Christchurch, ambos de propriedade do grupo australiano Fairfax.

"É importante que nossos leitores saibam o motivo de toda essa polêmica e tirem suas próprias conclusões. Vivemos numa sociedade secular baseada nos ideais ocidentais de tolerância e debate aberto, mesmo que isso possa ocasionalmente ofender alguém," disse Tim Pankhurst, editor do Dominion Post.

"Não queremos ser deliberadamente provocadores, mas também não permitimos que nos intimidem," concluiu.

O presidente da Associação Islâmica da Nova Zelândia, Javed Khan, disse que a decisão de republicar as charges pode ter "sérias repercussões" para a economia do país.

A federação detém o contrato nacional para garantir o abate de carne de acordo com os padrões tradicionais islâmicos.

"Não vamos incentivar um boicote, e não queremos que isso aconteça, mas as notícias se espalham pelo mundo muito rapidamente," declarou ao Dominion Post.

A Nova Zelândia é a maior exportadora mundial de carne de carneiro, mas as vendas para o Oriente Médio representaram apenas 4 por cento do total de exportações no ano até maio de 2004, segundo a Associação da Indústria de Carne do país.

Jornais na França, Alemanha, Espanha, Suíça e Hungria republicaram a charge esta semana, dizendo que a liberdade de imprensa é mais importante que os protestos e boicotes provocados pelo desenho.

No entanto, muitos muçulmanos consideram que qualquer imagem do profeta Maomé seja uma blasfêmia e uma ofensa, e a publicação provocou ultraje em todo o mundo islâmico.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320766/visualizar/