Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Fevereiro de 2006 às 08:24

    Imprimir


O Governo de Israel deve aprovar a transferência de 250 milhões de shekels (US$ 50 milhões) que deve à Autoridade Nacional Palestina (ANP), informaram hoje fontes oficiais.

Amanhã, o gabinete nacional, presidido pelo primeiro-ministro interino, Ehud Olmert, debaterá durante sua reunião semanal a possibilidade de efetuar a transferência ao Governo do presidente Mahmoud Abbas na próxima quarta-feira.

Após a vitória do Hamas, Olmert havia se recusado a entregar o dinheiro, cobrado pelo Governo palestino com base no Acordo de Paris (1995) sobre cooperação econômica, alegando que a soma "poderia chegar nas mãos de terroristas".

Hoje, Abbas começa a consultar representantes do Hamas sobre a formação do novo Governo da ANP.

Fontes israelenses dizem que, por enquanto, Abbas continua sendo o representante responsável pelas negociações de paz com Israel e o chefe supremo das forças de segurança palestinas, o que justificaria a transferência do dinheiro à ANP.

Se o próximo primeiro-ministro do Governo da ANP ficar a cargo do Hamas - organização que não reconhece o Estado de Israel e, portanto, se opõe às negociações de paz -, o Governo de Olmert irá reter o dinheiro que recolhe como agente de retenção.

Fontes israelenses destacaram que, de qualquer maneira, boa parte desses recursos é utilizado pela ANP para reembolsar dívidas contraídas com Israel, que fornece serviços básicos à população palestina, como energia, água potável e atendimento médico, entre outros.

A União Européia (UE) e os Estados Unidos também prometeram suspender a ajuda financeira à ANP caso Mahmoud Abbas fracasse na sua missão de convencer o Hamas a reconhecer o Estado de Israel e a se desarmar.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320784/visualizar/