Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Fevereiro de 2006 às 08:01

    Imprimir


Segundo o último levantamento oficial, pelo menos 88 pessoas morreram e cerca de 200 ficaram feridas neste sábado, durante tumulto no estádio "Ultra", localizado em Pasig, na região metropolitana de Manila (Filipinas), durante a gravação de um popular programa de variedades na TV chamado Wowowee. Há versões cotraditórias para a tragédia: enquanto sobrevivenes relatam que as pessoas morreram pisoteadas após alguém supostamente gritar "bomba!" - criando pânico em meio à multidão de aproximadamente 30 mil pessoas -, uma testemunha diz que o tumulto foi causado pela superlotação. Os seguranças teriam fechado as portas do estádio, já sem espaço, causando revolta e correria entre aqueles que ficaram de fora.

A multidão se formava no local desde a última quarta-feira, na expectativa de participar da edição comemorativa ao aniversário de um ano do programa, que dá prêmios em dinheiro. Segundo os organizadores do Wowowee, a festa inclui o sorteio de 1 milhão de pesos (U$19.263), uma casa, um carro e outros presentes.

O prefeito de Pasig, Vicente Eusebio, indicou que as vítimas fatais eram em sua grande maioria mulheres e que todos os mortos são adultos. Os corpos foram levados ao Medical City Hospital do município de Ortigas para ser identificados.

Os organizadores do Wowowee e seu apresentador, Willie Rviallame, anunciaram que apesar da tragédia, seguiriam adiante com a celebração do aniversário. No entanto, o governo filipino disse às milhares de pessoas que seguiam esperando no estádio que o programa não poderia acontecer neste sábado, mas assegurou que se realizaria outro dia e que as entradas continuariam válidas.

Uma multidão se formou no local da tragédia desde a última quarta-feira, para assistir à gravação do programa. Os corpos, foram inicialmente retirados do estádio e colocados no chão de uma rua próxima, cobertos com jornais, sacos plásticos e roupas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320796/visualizar/