Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Fevereiro de 2006 às 07:38

    Imprimir


Cabo Canaveral, EUA - A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) jogou ao espaço um traje de astronauta vazio, equipado com um transmissor de rádio, criando uma cena fantasmagórica que lembrava um cosmonauta desgarrado perdendo-se em órbita. Completo com luvas e capacete, o traje vazio flutuou para longe da seção russa da ISS, 355 km sobre a Terra, antes de girar um pouco e iniciar sua órbita ao redor do mundo.

"Adeus, senhor Silva", disse o engenheiro de vôo Valery Tokarev, em russo, dando ao uniforme vazio o nome genérico "Ivan Ivanovich". O traje, apelidado "SuitSat-1", emitirá transmissões de rádio. Essas transmissões serão realizadas em 145.990 MHz FM, na banda VHF de dois metros para radioamadores. O traje espacial, com uma antena no capacete, permanecerá em órbita por aproximadamente seis semanas antes de se desintegrar em seu choque com a atmosfera terrestre, disse a Nasa. Essas transmissões também incluirão dados em voz sobre o tempo da missão, a temperatura do traje espacial, assim como a voltagem da bateria.

Durante a caminhada espacial, que teve início às 20h44 (horário de Brasília) e terminou 15 minutos antes da duração prevista de seis horas, Torakev e o americano Bill McArthur cobriram boa parte do exterior da ISS, com 72 metros de largura por 42 metros de comprimento, realizando uma série de tarefas.

A caminhada incluiu a criação de uma área de estocagem, recolhimento de experiências científicas russas e a realização de fotografias da parte externa da estação, para ver como ela está agüentando as agruras do vácuo espacial.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320806/visualizar/