Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 18:34

    Imprimir


O comandante da Força Européia (Eufor) na Bósnia, o general italiano Gian Marco Chiarini, afirmou hoje ter dados comprovando que os supostos criminosos de guerra mais procurados da Europa, Radovan Karadzic e o general Ratko Mladic, não estão na Bósnia.

"Havendo oportunidade, a Eufor não hesitará em prender Karadzic e o general Mladic", disse o general Chiarini durante entrevista coletiva em Sarajevo.

No entanto, o comandante acrescentou que, segundo informações obtidas pelas forças militares da União Européia (UE), nenhum destes dois se esconde na Bósnia.

"A responsabilidade de prendê-los e colocá-los à disposição da justiça é das autoridades locais", destacou Chiarini.

Os ex-líderes político-militares servo-bósnios, Karadzic e Mladic, respectivamente, são acusados de genocídio pelo massacre de cerca de 8.000 muçulmanos bósnios de Srebrenica e outros crimes contra a humanidade.

Chiarini admitiu que "a Eufor não esperava por grandes resultados" em uma recente operação de busca pelo general Mladic, feita pela Polícia servo-bósnia numa área próxima às cidades de Zepa e Han Pijesak.

O general italiano anunciou hoje que a Eufor concentrará suas atividades nas próximas operações, cooperando com as autoridades locais na busca por arsenais ocultos na Bósnia.

"Estamos procurando ainda vários arsenais com armas da época da guerra", afirmou Chiarini. O italiano acrescentou que essas armas representam "um perigo e um fator desestabilizador" para o país.

Em meados de janeiro, as tropas européias descobriram um grande arsenal ilegal com cerca de três toneladas de armamento próximo a cidade de Bosanska Dubica.

Uma boa quantidade de armas também foi encontrada nos últimos dois meses em outras localidades bósnias.

"Encontrar estes arsenais em apenas dois meses prova que a Bósnia segue repleta de armas", disse Chiarini.

A Eufor conta com cerca de 7.000 soldados de 22 países da União Européia e de outras 11 nações.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321108/visualizar/