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Nacional
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 15:52

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O Brasil marca presença no espaço de moda ética do Salão Prêt-à-Porter de Paris que começou nesta quinta-feira. O evento é o primeiro encontro mundial de moda feminina e apresenta as últimas tendências do vestuário. O espaço dedicado a Moda Ética é um dos destaques do evento, que conta com a participação das marcas brasileiras "Tudo Bom" e "Veja".

O salão reúne 1.054 expositores de 50 países, que estão divididos nos espaços Casabo, destinado à moda mestiça; Be Twin, de moda jovem, ao mesmo tempo criativa e comercial, acessível para todo o mundo; Pick&Mix, laboratório das novas tendências e da moda urbana.

Um dos destaques do salão é o espaço "Outro mundo, outra moda", dedicado a Moda Ética. Nesse espaço estão reunidas 20 marcas que se comprometem a respeitar os princípios da Declaração de Moda Ética, ou seja, que aderem ao funcionamento de comércio justo (fair trade) e preferem a utilização de matérias-primas naturais, ecológicas e recicladas.

A marca brasileira "Tudo Bom", representa o país no evento. A marca é responsável pela criação de peças com algodão produzido por agricultura biológica e o primeiro calçado esportivo originado do comércio justo.

A marca "Veja", criada por Sébastien Kopp e François-Ghislain Morillon, propõe o primeiro calçado esportivo originado do comércio justo. As sapatilhas são fabricadas no sul do país com algodão biológico do nordeste e as solas são feitas de borracha natural da Amazônia.

Segundo os organizadores, o espaço de Moda Ética atende a exigências dos consumidores que cada vez mais adotam uma atitude de "consum-actor" ou "alterconsumidor", que concentra suas preocupações nas condições sociais de produção e no respeito ao meio ambiente. De acordo com pesquisas citadas pelo Salão, "entre 25% e 40% dos consumidores pensam hoje em termos de consumo ético".

O espaço de "Outro mundo, outra moda" também vai realizar duas mesas redondas dedicadas à moda ética e ao desenvolvimento sustentável.




Fonte: AFP

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