Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 09:32

    Imprimir


Representantes dos setores envolvidos são unânimes na defesa de uma licitação que culmine com a contratação de frota que ofereça maior qualidade ao usuário

Cuiabá vai sediar nos próximos dias um Seminário que vai discutir a implantação do Sistema Único de Transportes em Cuiabá e Várzea Grande e vistas às demais cidades que formam a baixada Cuiabana. Serão convidados os entes federados, em especial o Ministério da Integração Nacional. Os envolvidos querem uma política de transporte que traga conforto, segurança, e respeito ao cidadão, com o oferecimento de soluções para os problemas mais emergentes.

A opção pela realização do seminário foi tomada hoje (01.02) durante reunião articulada pela deputada Vera Araújo (PT). Participaram da discussão, representantes da Casa Civil, Ager, Associação dos Usuários dos Transportes Urbanos (Assunt), Fraternidade Cristã de Deficientes (FCD), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Associação Mato-grossense dos Deficientes (Amde), Diretório Central dos Estudantes da UFMT, e Secretarias de Transportes dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Os deputados Sérgio Ricardo (PPS) e Zeca D’Avila (PFL) enviaram representantes.

De acordo com Vera Araújo, já foram realizados diversos debates com temas como transporte, aglomerado urbano e região metropolitana, mas o que a população quer é a implantação urgente de um sistema único e com qualidade de atendimento ao usuário. “A população quer efetivação de um sistema. Temos gestão, acessos e preços diferenciados e é importante um sistema único para Cuiabá e Várzea Grande e se possível aí partir para a integração das demais cidades da baixada Cuiabana, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio, enfim todas as que estão localizadas na baixada”, disse.

A representantes da Associação dos Usuários, Marleide Oliveira de Carvalho defendeu uma maior qualidade dos serviços de transportes públicos em Mato Grosso. “ Não temos qualidade de transporte, falta respeito ao cidadão e em especial aos deficientes e idosos”, disse. A entidade dirigida por ela acaba de levar ao Ministério Público uma denúncia de omissão por parte do governo em relação à qualidade do serviço prestado. “Os erros cometidos contra os usuários, como a utilização de veículos em péssimas condições, ocorrem por complacência do poder público e é preciso mudar”, disse ela”.

Entre os itens mais cobrados pelos presentes ao debate a renovação da frota. Segundo o vereador por Cuiabá, Mauro Lúcio (PV), a diminuição em dois anos do tempo de uso na frota da capital, de 7 para 5 anos, anunciados pelo prefeito Wilson Santos não resolve a situação do usuário já que os veículos deveriam ser novos.

O representante da superintendência de transportes de Várzea Grande, Rogério Barbosa lembrou que 70% dos usuários na cidade industrial também dependem dos serviços de transportes da capital para questões do trabalho e saúde, por isso, disse ele, é importante que o processo de licitação seja feito com rapidez. “Várzea Grande aguarda ansiosa pela licitação para renovação da frota e espera que as empresas ofereçam melhores ônibus, mais novos e com ar condicionado, uma necessidade já constatada para uma região de clima quente”, disse.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321253/visualizar/