Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 22:15

    Imprimir


Barra do Bugres – Neste momento, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, está no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres ( município localizado a 170 km de Cuiabá) reunida com o reitor da universidade, Taisir Mahmudo Karim e com os 300 alunos do 3 º Grau Indígena. Eles discutem a formatação do edital do Concurso Público que o Governo do Estado realizará para prover vagas a 80 professores indígenas.

Conforme a secretária, a Seduc está aproveitando a fase presencial do 3º Grau Indígena para, em conjunto com os alunos, estudar a melhor forma de realizar o concurso, que é inédito no País. “Ao oferecer o curso superior para os povos indígenas, Mato Grosso se tornou pioneiro no País e agora, saímos à frente novamente”.

Em sua fala, Ana Carla garantiu a continuidade do 3º Grau Indígena. “A Seduc irá oferecer mais 40 ou 50 vagas ainda este ano, isso conforme a demanda”, garantiu. Ela adiantou que o concurso público para professores indígenas será realizado, respeitando as línguas e a diversidade de cada povo.

Para o coordenador do 3º Grau Indígena, Elias Januário, a implantação do curso em Mato Grosso, que atende 36 etnias, é um exemplo para o mundo. “Essa é a maior concentração étnica da América Latina e, graças a essa ação, poderemos ofertar um concurso específico, valorizando o professor índio”, disse.

Também participam do encontro representantes de entidades ligadas as questões indígenas, como a Funai, o Conselho Estadual Indígena (CEI), a Organização dos Professores Índios de Mato Grosso (Oprimt), da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Sindicato dos Trabalhadores e Professores da Educação Pública de Mato Grosso (Sintep).

CURSO - O Ensino Superior Indígena é realizado por meio de uma parceria entre a Seduc e a Unemat. O projeto conta ainda com o apoio da prefeitura de Barra do Bugres e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Nesta parceria, a Seduc, já investiu R$ 4.042.711,22.

A primeira turma do 3º Grau Indígena, que iniciou com 200 alunos, sendo 180 mato-grossenses e 20 de outros Estados, está concluindo a décima e última etapa do curso no período de 09 de janeiro a 18 de fevereiro de 2006.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321363/visualizar/