Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 16:12

    Imprimir


Chipre - Uma ampla região, que vai da Romênia até o Iraque, estará na zona de risco da gripe aviária pelos próximos anos, disse nesta quarta-feira um representante da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Não existe razão para alguns países acreditarem que não correm o risco de ter o vírus H5N1 introduzido por aves silvestres - pode acontecer", disse Guenael Rodier, conselheiro especial para doenças infecciosas do escritório da OMS na Europa.

Dados da organização mostram que 85 pessoas já morreram de gripe aviária no mundo, desde 2003. Rodier disse que é importante para todos os países, incluindo Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Síria e Iraque, "levarem a sério a ameaça da doença se espalhar por meio das populações de aves".

"Temos que nos planejar nos próximos meses ou anos, para lidarmos com a ameaça e continuarmos a vigilância", declarou Rodier.

Rodier disse também que é de extrema importância que os países reforcem a vigilância dos pássaros migratórios, que possuem papel importante na disseminação do vírus.

O representante da OMS reforçou a importância da cooperação no combate à doença. Sua chegada ao Chipre coincidiu com o primeiro caso de gripe aviária - confirmado no domingo - no território ocupado pela Turquia, no norte da ilha.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321433/visualizar/