Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 05 de Janeiro de 2013 às 07:43
Por: STÉFANIE MEDEIROS

    Imprimir


Estudantes podem concorrer a vagas nas universidades de Mato Grosso e fora do Estado por meio da nota do Exame Nacional
Estudantes podem concorrer a vagas nas universidades de Mato Grosso e fora do Estado por meio da nota do Exame Nacional
Os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2012 poderão inscrever-se, a partir de segunda-feira (7), para concorrer as vagas para o ensino superior. As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), até o dia onze de janeiro.

Na seleção deste ano, serão oferecidas 129.279 vagas, dividida em 3.751 cursos. Para concorrer, o aluno deve ter participado do ENEM de 2012 e ter nota na redação diferente de zero. Ao todo, os estudantes poderão escolher entre 101 instituições públicas de todo o país.

Cada candidato poderá escolher até dois cursos, sendo que deverá especificar, pela ordem de preferência, a qual curso deseja concorrer. Deverá informar também de que forma deseja concorrer, seja por meio de cotas ou de outras políticas afirmativas adotadas por cada instituição. Durante o período em que o Sisu estiver aberto para inscrições, o aluno poderá alterar ou cancelar suas opções de curso.

A primeira chamada dos alunos aprovados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem se matricular na universidade em que foi selecionado nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês e as matrículas devem ser efetuadas nos dias 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Para aqueles que não foram selecionados na primeira e segunda chamada, há a possibilidade de aderir a lista de espera. Caso as instituições tenham vagas remanescentes, o candidato será convocado para preenchê-la.

De acordo com o coordenador do Colégio Master, professor Antônio Humberto, há uma grande expectativa por parte dos alunos. Segundo ele, o exame deste ano apresentou um grau de dificuldade diferente das edições anteriores, deixando os alunos inseguros quanto às suas notas. “No geral, os estudantes se saíram bem, mas continuam na incerteza se a nota que tiraram será suficiente para passarem nos cursos de escolha”.

Humberto ressalta que os cursos mais procurados continuam sendo medicina, direito e engenharia civil, mas que os alunos estão explorando as novas possibilidades. “Há muitas áreas novas e muitas deles estão disponíveis pelo Sisu. Os alunos começam a se interessar por estas novas ciências, e desta forma a sair do estado”.

Sobre a questão do intercambio estatal de alunos, Humberto afirma que a primeira escolha dos cuiabanos é sempre ficar. Só em casos de o estudante obter uma nota boa e passar em um curso não disponível em Mato Grosso é que há a troca. “Mas nós temos uma boa universidade onde a maioria dos cursos é bem conceituada. A maioria prefere ficar”.

MEC - O Ministério da Educação (MEC) entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região contra a decisão liminar da Justiça Federal do Ceará de determinar que seja divulgado imediatamente a correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O previsto pelo MEC é que os espelhos das redações corrigidas estejam disponíveis a partir do dia 6 de fevereiro. O ministério aguarda parecer do Tribunal.

Na quarta-feira (3), a Justiça Federal no Ceará determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilize de imediato para os alunos que fizeram o Enem 2012 as provas de redação corrigidas e acompanhadas das justificativas da pontuação. A decisão acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará e em Alagoas, que apresentou a ação motivada pelas queixas dos alunos.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32160/visualizar/