Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 20:50

    Imprimir


A Casa Branca elogiou nesta terça-feira a "importante" decisão de enviar o dossiê nuclear iraniano ao Conselho de Segurança da ONU e pressionou a República islâmica a suspender todas as atividades relativas ao enriquecimento de urânio. "Há um consenso muito forte na comunidade internacional sobre esta questão. O desenrolar dos debates de ontem representa uma decisão importante", declarou à imprensa o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

McClellan explicou que ainda era muito cedo para falar de eventuais sanções contra o Irã. Ele sublinhou que a decisão tomada na noite desta segunda-feira pelos Estados Unidos, os outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança e a Alemanha deixavam a "responsabilidade" com a República Islâmica.

Os Estados Unidos, a China, a França, o Reino Unido, a Rússia e a Alemanha foram ouvidos na noite de segunda para terça-feira em Londres sobre a possibilidade de enviar o dossiê nuclear da República islâmica ao Conselho de Segurança.

Trata-se de convencer o Irã a dar garantias de que não fabrica uma arma atômica sob a fachada das atividades nucleares civis, e de renunciar a todas as suas atividades de enriquecimento de urânio.

Os seis países vão agir junto ao conselho executivo da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para que ele se dirija ao Conselho de Segurança. O executivo da agência da ONU de não-proliferação reúne-se a partir de quinta-feira em Viena. Não há dúvida de que ele endossará a decisão dos seis.

"Esperamos que o Conselho (de governadores, o executivo da AIEA) envie o caso ao Conselho de Segurança", disse McClellan. Para conseguir a adesão da Rússia, os seis retiraram uma ação contra o Irã do Conselho de Segurança, pelo menos até março, quando a AIEA se reunirá novamente.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321658/visualizar/