Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 18:45

    Imprimir


As duas maiores alianças políticas de árabes sunitas e xiitas laicos do Iraque anunciaram hoje que se associaram para negociar com os outros partidos a formação do novo Governo iraquiano.

O anúncio foi feito num comunicado conjunto assinado pela Frente do Acordo Nacional do Iraque (FANI) e a Lista Nacional Iraquiana (LNI), lideradas pelo ex-primeiro-ministro iraquiano Iyad Allawi, xiita laico, e Adnan Al Deleimi, árabe sunita.

"Ambas as partes concordaram em formar o Conselho Conjunto para a Ação Nacional (CCAN), que se encarregará de negociar com outras formações políticas a criação do próximo Executivo e seu programa político", explica a nota.

Segundo o comunicado, o objetivo do CCAN é "coordenar as posturas e não opor-se a ninguém, razão pela qual as portas permanecerão abertas para que outras alianças se unam à iniciativa quando desejarem e se convencerem dos princípios que promove".

A FANI despontou como a terceira maior força política do Iraque ao conseguir 44 das 275 cadeiras do Parlamento nas eleições de 15 de dezembro. Já a LNI assegurou 25 assentos. Por essa razão, a aliança anunciada hoje torna os partidos a segunda maior coalizão política do país.

Fontes árabes sunitas se mostraram confiantes em que a Frente Iraquiana para o Diálogo Nacional (FIDN), encabeçada por Saleh al Mutleq, e o Bloco da Reconciliação e Libertação (BRL), de Machaan Yabouri, além de outros grupos políticos que conseguiram só uma cadeira na câmara, se união ao CCAN.

O FIDN e o BRL, ambos árabes sunitas, ganharam 11 e três cadeiras, respectivamente.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321667/visualizar/