Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 16:38

    Imprimir


A embaixada da Rússia no Irã confirmou hoje que o vice-ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Kiskiak, e seu colega chinês chegarão amanhã a Teerã para tratar da crise sobre o programa nuclear iraniano. O conselheiro da embaixada russa, Vladimir Moshkalo, disse à Interfax que os diplomatas russo e chinês realizarão consultas sobre a proposta da Rússia para a criação em seu território de uma usina de enriquecimento de urânio para as centrais atômicas iranianas.

A proposta russa, que busca evitar suspeitas sobre o possível uso militar do urânio, tem o apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da comunidade mundial, mas ainda não foi aceita pelo Irã, que, por outro lado, sugeriu a participação da China no projeto.

Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia, Alemanha e União Européia (UE) chegaram nesta madrugada a um acordo para o envio da crise nuclear iraniana ao Conselho de Segurança da ONU.

Segundo declarações feitas em Londres pelo ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, o objetivo dos enviados russo e chinês em Teerã é explicar às autoridades iranianas o acordo alcançado e convencê-los a dar continuidade às negociações.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321687/visualizar/