Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 10:15

    Imprimir


O presidente norte-americano, George W. Bush, deve fazer na terça-feira o discurso sobre o Estado da União apresentando sua agenda de governo e tentando convencer a população de que o Partido Republicano possui motivos para continuar no comando do Congresso.

O discurso de terça acontece em um ano de eleições nas quais o Partido Democrata busca reconquistar o controle sobre o Poder Legislativo.

O discurso do presidente, que deve durar cerca de 38 minutos, será feito em uma sessão conjunta do Congresso dos EUA, onde os democratas vêm criticando Bush em várias áreas — a guerra no Iraque, a ajuda dada às vítimas do furacão Katrina e o programa de espionagem doméstica.

O presidente deve chamar atenção para assuntos como a energia, o atendimento à saúde e o crescimento econômico do país, evitando questões polêmicas tais como os esforços para reformar o sistema previdenciário dos EUA.

Bush também deve dizer-se otimista em relação ao Iraque, deve prometer apoio aos iranianos que desejam um grau maior de liberdade e deve defender a necessidade de levar a democracia para o Oriente Médio e para outras regiões.

"Estou ansioso para falar ao país. Temos muita coisa do que nos orgulhar. Temos muito trabalho para fazer", afirmou o presidente na segunda-feira, após um encontro com seu gabinete de governo.

"E eu vou me esforçar para elevar o tom da discussão aqui em Washington, a fim de que possamos trabalhar juntos com o objetivo de conseguir grandes coisas para o povo americano", afirmou.

Bush tenta melhorar sua imagem após um ano em que a popularidade dele caiu para seus níveis mais baixos. Em 2005, aumentaram a preocupação da opinião pública com a guerra no Iraque, a insatisfação devido a uma alta da gasolina e a decepção com o governo federal pela demora em responder ao Katrina.

Uma pesquisa da NBC News/Wall Street Journal realizada entre os dias 26 e 29 de janeiro com 1.011 pessoas mostrou que 39 por cento dos entrevistados aprovavam o governo Bush. Esse foi o mesmo número registrado no mês anterior.

Depois do discurso do Estado da União, o presidente põe o pé na estrada. No final desta semana, deve visitar o Tennessee e Minnesota — Estados em que a corrida por uma vaga no Senado está apertada. Depois, segue para o Novo México e para sua fazenda em Crawford (Texas), onde passa o final de semana.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou que transmitirá o discurso do Estado da União ao vivo em seu site (www.state.gov), em inglês, árabe, farsi, indonésio, espanhol, francês e russo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321802/visualizar/