Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 09:07
Por: Patrícia Casali

    Imprimir


O comandante da Regional Sul de Mato Grosso, coronel PM Adaildon Evaristo de Moraes Costa implantou em Rondonópolis o sistema inédito de atendimento pelo 190 (telefone de emergência da PM) em apenas três toques. A meta é que em três toques de telefone, a pessoa seja atendida, o recado seja passado diretamente para a viatura mais próxima que deverá chegar ao local da ocorrência em cinco minutos. Segundo levantamento feito pela própria polícia o atendimento antes poderia demorar até 20 minutos ou nem mesmo acontecer.

Em reunião realizada durante a tarde desta segunda-feira (30) na Câmara Municipal, Adaildon ressaltou que o procedimento está em fase de treinamento, mas afirmou que já está tendo resultado positivos quanto ao atendimento na quantidade limite de toques, porém está ainda em fase de adaptação quanto ao novo sistema de atendimento de viatura.

“Mesmo assim estamos conseguindo chegar ao local em sete minutos. Um dos problemas que estamos enfrentando para alcançar a meta é PMs de outras praças que estão sendo trazidos para cá e ainda não se adaptaram ao sistema. Acredito que em breve estaremos cumprindo nossas metas”, ponderou.

De acordo com ele, a meta da PM não é chegar no local para cobrir o cadáver ou depois que o assaltante já está a quilômetros do local da ocorrência. “Na hora em que a pessoa está com o bandido em casa, queremos fazer o cerco e pegá-lo, assim também deve ocorrer nos casos de homicídios. Desta forma estamos montando a estratégia de trabalhar com cercos, ou seja, várias viaturas cuidando da mesma ocorrência para que o marginal não fuja do raio de três quilômetros”, frisou.

Adaildon comentou que a princípio as novas estratégias vão gerar críticas e um choque, mas é necessário que tanto a população quanto os marginais saibam como o esquema vai funcionar. Ele destacou que estudou estrategicamente a cidade e os problemas de segurança pública que ela possui e entende que esta pode ser a solução.

“A sociedade daqui estava pedindo socorro, não estou pretendendo ser o socorro mas estou trazendo uma nova proposta a ser implantada, uma nova estratégia para garantir maior segurança para a população e reduzir os índices de marginalidade. Ainda não tenho índices fechados a respeito, mas garanto que estivemos êxito na maioria das operações realizadas desde que começamos o novo trabalho. O que queremos é colaboração da população para que entenda o que estamos querendo fazer e nos ajude dando sugestões e fiscalizando nosso serviço”, finalizou.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321850/visualizar/