Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Janeiro de 2013 às 17:01

    Imprimir


Morador observa estragos provocados pela chuva em Xerém, em Duque de Caxias Foto: Mauro Pimentel / Terra

Morador observa estragos provocados pela chuva em Xerém, em Duque de Caxias (Foto: Mauro Pimentel / Terra)

Postos de coletas de donativos para as pessoas que perderam tudo no temporal que atingiu várias regiões do Estado estão sendo montados em diversas instituições. Com um de seus laboratórios em Xerém, distrito de Duque de Caxias, uma das localidades atingidas pela enxurrada, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está recebendo doações na avenida Nossa Senhora das Graças, 50, Xerém, e na sede do instituto na rua Santa Alexandrina, 416, 7º andar, no Rio Comprido, no centro da capital fluminense.

A Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias, cedeu a sua quadra de ensaios para receber donativos. A agremiação pede que as pessoas ajudem com roupas, calçados, roupas de cama e alimentos não perecíveis. O presidente da escola, Edson Alexandre, disse que está entrando em "contato com empresas parceiras da agremiação para que se solidarizem à causa". A quadra, localizada na rua Wallace Soares, no centro de Duque de Caxias, está aberta diariamente para doações das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone (21) 9457-0573.

Os comerciantes do Mercadão de Madureira, ponto de comércio popular na zona norte do Rio, também se uniram para ajudar as vítimas da tragédia. Eles montaram um posto de coleta no local. Os donativos devem ser levados à sede do Mercadão, na avenida Ministro Edgard Romero, 239, em Madureira, diariamente das 7h às 19h, exceto domingo, que funciona das 7h às 12h.

Para prestar assistência jurídica à população desabrigada, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro colocou à disposição do município de Duque de Caxias defensores que vão trabalhar em uma unidade móvel. Durante a ação, com início previsto para a próxima semana, a defensoria também vai emitir documentos gratuitamente.

A Cruz Vermelha foi acionada pela Defesa Civil para ajudar nas ações emergenciais nos municípios afetados pelas enchentes. A entidade também vai receber doações na praça da Mantiqueira, no centro de Xerém,e em sua sede na praça da Cruz Vermelha, centro do Rio. A entidade solicita à população doações de água mineral, colchonetes, alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Quem quiser contribuir com dinheiro ou obter informações sobre como ajudar pode acessar o site http://www.cruzvermelharj.org/.

Histórico de deslizamentos
Em janeiro de 2011, a baixada fluminense enfrentou a maior tragédia climática da história do Brasil. Foram 918 mortos e mais de 215 desaparecidos após as fortes chuvas que atingiram sete municípios da região. As cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

No ano anterior, em 2010, uma série de deslizamento deixou 30 mortos em Angra dos Reis nas primeiras horas do dia 1º de janeiro. O deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, matando pelo menos 19 pessoas. No continente, 11 pessoas morreram em outro desmoronamento.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32198/visualizar/