Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 11:03

    Imprimir


O chanceler federal da Áustria e presidente rotativo da União Européia (UE), o conservador Wolfgang Schüssel, defendeu hoje a retomada do debate sobre a Constituição Européia e a busca de objetivos comuns além do plano econômico e financeiro.

"A Europa precisa de um espírito, não só de uma moeda única, mas de uma meta comum, de valores comuns", disse Schussel na abertura da conferência Sound of Europe em Salzburgo, à qual comparecem, entre outros, os primeiros-ministros da França, Dominique de Villepin, e da Holanda, Jan Peter Balkenende.

"A Europa não deve se transformar numa idéia puramente econômica.

A Europa deve ser mais que isso", assinalou Schussel, para quem o fracasso dos referendos sobre a Constituição Européia na França e Holanda e da cúpula orçamentária de junho levaram a UE "a uma situação dramática".

Na presença do presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, e da vice-presidente da Comissão da UE, Margot Wallstroem, Schussel destacou que esta conferência pretende dar o pontapé inicial a um novo debate sobre o futuro da Europa.

Também comentou que a reunião, que terminará amanhã, deverá servir para "detectar" as origens da rejeição que muitos cidadãos sentem em relação à UE e para começar a formulação de soluções para todos estes problemas.

A sueca Margot Wallstroem, por sua vez, criticou os egoísmos nacionais, que, na visão dela, só atrapalham o trabalho da UE e foram responsáveis pelos fracassos da Constituição na França e Holanda.

Além disso, acrescentou que os máximos dirigentes europeus devem ser sinceros com seus cidadãos e parar de culpar a UE pelos males alheios para conseguir benefícios políticos a curto prazo, já que isto só deixa "marcas dramáticas" no projeto de união da Europa.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322216/visualizar/