Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 08:21

    Imprimir


O candidato conservador finlandês Sauli Niinisto está apenas dois pontos percentuais atrás de sua adversária, a presidente Tarja Halonen, nas enquetes anteriores ao segundo turno das eleições presidenciais do próximo domingo. A pesquisa, encomendada pelo principal jornal da Finlândia, Helsingin Sanomat, atribui 51% dos votos a Halonen e 49% a Niinisto, motivo pelo qual o pleito de domingo promete ser mais equilibrado que o previsto.

Um de cada quatro entrevistados se mostrou indeciso ou não respondeu, embora a maioria deles tenha intenção de votar no domingo, segundo o diário.

Se confirmados os dados da enquete, Niinisto, atualmente diretor do Banco Europeu de Investimentos, conseguiria dobrar seu apoio popular em relação ao primeiro turno das eleições, no qual obteve 24,1% dos votos.

Durante o último debate televisionado antes do pleito, exibido ontem à noite pela televisão nacional YLE, Halonen e Niinisto mostraram mais semelhanças do que diferenças na maioria dos temas importantes.

Os dois candidatos tentaram em vão distanciar suas propostas e acabaram refletindo o amplo consenso que existe na política finlandesa além das distintas ideologias.

Halonen e Niinisto se mostraram partidários de continuar desenvolvendo o modelo nórdico de Estado de bem-estar, graças ao qual a Finlândia se transformou em um dos países europeus com maior igualdade social.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322311/visualizar/