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Crescimento acelerado da telefonia móvel continua em 2006
As vendas mundiais de celulares dispararam em 2005 e continuarão a crescer em 2006, com base na forte demanda das economias emergentes que abocanharam metade dos aparelhos vendidos no mundo no ano passado. A conclusão é de uma pesquisa revelada hoje. As vendas de celulares devem romper a barreira do bilhão de unidades em 2007.
As vendas de celulares cresceram 19%, para 810 milhões de unidades em 2005, e devem aumentar 15%, para 930 milhões de unidades, em 2006, informou o grupo de pesquisa de mercado Strategy Analytics depois que as cinco maiores fabricantes mundiais de celulares divulgaram seus resultados trimestrais. "O boom da demanda no hemisfério sul, na Índia e na África, impulsionou as vendas mundiais de celulares", disse o analista Neil Mawston.
A finlandesa Nokia, que anunciou seus resultados na manhã de hoje, manteve a liderança com participação de mercado de 34,2% no quarto trimestre, pouco acima dos 33,6% registrados no período no ano anterior. A gigante da telefonia móvel lançou novos modelos nos dois extremos de sua linha, mas seu ganho de mercado se baseou em uma redução nos preços médios de venda e nas margens de lucro de seus aparelhos - a popularidade crescente dos celulares nos mercados emergentes é resultado direto de telefones muito mais baratos, com preços a partir dos US$ 40.
A segunda colocada, Motorola, reduziu a distância que a separava da Nokia, ampliando sua participação de mercado a 18,3% no quarto trimestre, ante 16,2% no período em 2004, com base na força do compacto modelo RAZR, que respondeu por um em cada três aparelhos vendidos pela empresa.
A fatia de mercado da Samsung Electronics subiu ligeiramente, para 11,1% ante 10,7%. Sua rival sul-coreana, LG Electronics, teve o pior desempenho entre as cinco grandes, ampliando suas vendas no trimestre em 17%.
A join-venture nipo-sueca Sony Ericsson está muito próxima da LG, devido à força de sua linha de celulares musicais Walkman, lançada no ano passado. As duas empresas têm agora 6,6% do mercado mundial, e a LG Electronics mantém vantagem ínfima sobre a Sony Ericsson.
As vendas de celulares cresceram 19%, para 810 milhões de unidades em 2005, e devem aumentar 15%, para 930 milhões de unidades, em 2006, informou o grupo de pesquisa de mercado Strategy Analytics depois que as cinco maiores fabricantes mundiais de celulares divulgaram seus resultados trimestrais. "O boom da demanda no hemisfério sul, na Índia e na África, impulsionou as vendas mundiais de celulares", disse o analista Neil Mawston.
A finlandesa Nokia, que anunciou seus resultados na manhã de hoje, manteve a liderança com participação de mercado de 34,2% no quarto trimestre, pouco acima dos 33,6% registrados no período no ano anterior. A gigante da telefonia móvel lançou novos modelos nos dois extremos de sua linha, mas seu ganho de mercado se baseou em uma redução nos preços médios de venda e nas margens de lucro de seus aparelhos - a popularidade crescente dos celulares nos mercados emergentes é resultado direto de telefones muito mais baratos, com preços a partir dos US$ 40.
A segunda colocada, Motorola, reduziu a distância que a separava da Nokia, ampliando sua participação de mercado a 18,3% no quarto trimestre, ante 16,2% no período em 2004, com base na força do compacto modelo RAZR, que respondeu por um em cada três aparelhos vendidos pela empresa.
A fatia de mercado da Samsung Electronics subiu ligeiramente, para 11,1% ante 10,7%. Sua rival sul-coreana, LG Electronics, teve o pior desempenho entre as cinco grandes, ampliando suas vendas no trimestre em 17%.
A join-venture nipo-sueca Sony Ericsson está muito próxima da LG, devido à força de sua linha de celulares musicais Walkman, lançada no ano passado. As duas empresas têm agora 6,6% do mercado mundial, e a LG Electronics mantém vantagem ínfima sobre a Sony Ericsson.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322337/visualizar/
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