Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 08:14
Por: Diego Toledo

    Imprimir


O número de turistas estrangeiros aumentou em 2005, com 808 milhões de turistas circulando pelo mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o que representa um recorde histórico e um crescimento de 5,5% na comparação com o ano anterior.

O número de turistas estrangeiros no Brasil chegou a 6,784 milhões em 2005, também um recorde histórico, com aumento de 10,53% em relação ao ano anterior, segundo informações da Infraero.

Em toda a América do Sul, o número de turistas estrangeiros nos países da região cresceu 12,7% no ano passado. Os aumentos mais significativos ocorreram na Venezuela (23%) e na Colômbia (22%).

Apesar de atentados e desastres naturais, incluindo a longa temporada de fortes furacões e os desdobramentos do tsunami que atingiu o sul da Ásia, o desempenho da indústria do turismo no ano passado reforça a recuperação do setor observada em 2004.

Mesmo com um crescimento mais moderado no ano passado do que em 2004, quando chegou a 10%, o aumento estimado para 2005 é quase 1,5 ponto percentual maior do que a média histórica de 4,1%.

Recuperação

“O setor de turismo ganhou poder de recuperação de forma substancial nos últimos anos”, afirmou Francesco Frangialli, secretário-geral da OMT.

“Mesmo com o ambiente turbulento em que vivemos atualmente, destinos em todo o mundo receberam cerca de 100 milhões de desembarques internacionais a mais entre 2002 e 2005”, acrescenta Frangialli.

Todas as regiões do planeta registraram aumentos no número de turistas estrangeiros. Nos países da África, por exemplo, o crescimento foi de 10,1%.

Nos Estados Unidos, apenas entre janeiro e setembro, o aumento chegou a 8%. O Oriente Médio, que já havia apresentado desempenho sólido no setor de turismo durante os últimos anos, registrou crescimento de 6,9%.

O resultado mais modesto ficou para os países da Europa, que receberam em 2005 um número de turistas estrangeiros 4,3% maior do que no ano anterior.

Perspectivas

A partir de cálculos realizados em parceria com a Universidade Politécnica de Madri, a OMT prevê que o padrão de desaceleração gradual do crescimento no setor deve ser mantido em 2006, quando o volume de turistas internacionais deve aumentar entre 4% e 5%.

A estimativa se baseia nas perspectivas de crescimento econômico na maior parte dos países e nos sinais de revigoramento das economias da zona do euro, especialmente a da Alemanha.

A OMT alerta, no entanto, para três fatores que causam incerteza e podem atrapalhar o turismo em 2006: o terrorismo, possíveis mudanças no cenário econômico (incluindo aumento dos preços no setor energético, inflação e juros) e a ameaça de que a gripe aviária se espalhe por novos países.

“O pânico é sempre um mau conselheiro”, diz o secretário-geral da OMT. “O que podemos fazer é monitorar a situação e nos preparar para isso, caso aconteça.”




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322580/visualizar/