Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 18:07

    Imprimir


Em pleno inverno, Washington se vestiu com as cores da Provence, através de uma exposição dominada pela primeira vez pelos vínculos entre o pintor Paul Cézanne e sua região natal.

Esta mostra, que será inaugurada no domingo na National Gallery of Art, no ano do centenário da morte do famoso pintor francês, é única já que, paradoxalmente, Cézannne e a Provence nunca foram tema central de uma exposição.

"No entanto, é ineludível para entender Cézanne", explicou Denis Coutagne, diretor do museu Granet de Aix-en Provence, que se associou ao grande museu de Washington para esta mostra, intitulada "Cézanne en Provence".

No total, 117 quadros e aquarelas de um dos pais da arte moderna permitem visitar o que Cézanne chamava de seu "velho solo natal", principalmente as paisagens, os da casa da família de Jas de Bouffan, a vista do Estaque, o pequeno porto mediterrâneo, ou a emblemática série de Montagne Sainte-Victoire.

As telas de Cézanne, vindas do mundo inteiro, mostram que ele foi "o último dos grandes paisagistas românticos", afirmou Philip Conisbee, outro curador da mostra, especialmente em alusão às telas do Estaque, "onde se descobrem as cores e a luz da Provence".

A mostra, acompanhada de uma operação de promoção da região da Provence, ficará em Washington de 29 de janeiro a 7 de maio, antes de viajar ao museu Granet de 9 de junho a 17 de setembro.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322665/visualizar/