Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 08:01

    Imprimir


A história das 165 famílias beneficiadas com uma das casas do residencial Mirante de Cuiabá, se assemelha a de milhares de brasileiros que lutam diariamente para fugir do fantasma do aluguel e poder adquirir um teto próprio. As casas foram construídas em parceria entre os governos estadual e federal e por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O Estado entra com um subsídio entre 11% e 30% do valor total da construção e a CEF com o restante. O investimento é abatido do preço do imóvel, resultando em parcelas mais acessíveis à população.

Entregue nesta terça-feira (24.01) pelo governador Blairo Maggi e o superintendente de Negócios da Caixa Econômica Federal (CEF), Edy Veggi, o residencial está em uma área privilegiada da Capital pelo fácil acesso a centros comerciais, bancos, supermercados e ao Centro Político Administrativo.

Com aplicação de R$ 4.428 milhões, sendo R$ 1.410 milhão do Governo do Estado, foram construídas casas que respeitam um modelo-padrão de 50 metros quadrados, divididas em sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, além da infra-estrutura completa com redes de esgoto, água, energia elétrica e pavimentação asfáltica.

O novo residencial foi destinado totalmente para servidores públicos, como forma de permitir qualidade de vida a esses trabalhadores. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Das 165 residências, 30 foram para servidores da Assembléia Legislativa e 135 destinadas ao Governo do Estado.

O programa habitacional é a solução para muitas famílias que passam pela angústia de buscar uma casa própria que se encaixe no orçamento familiar. A maioria dos beneficiados alega que, sem o subsídio do Governo, que reduz o valor das prestações no caso da modalidade PAR dificilmente teriam condições de comprar um terreno e construir.

INCLUSÃO SOCIAL – Essa é a definição da importância do programa, segundo o agente instrumental da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Zezinho da Silva Botelho, um dos sorteados para o novo residencial. “Depois de 20 anos de administração estadual, este é o governo que está olhando para o servidor público no setor de habitação. O investimento do governo em moradia colabora para reduzir o custo das famílias”, afirma.

O servidor vai morar com a família de quatro pessoas e destacou o bom trabalho nas ações do Governo do Estado na área habitacional e em toda a gestão do Estado de Mato Grosso.

Rejane Maria Oliveira Garcia, auxiliar-financeira da Companhia Mato-Grossense de Gás (MTGás), também comentou o investimento do Governo como forma da redução de preço para se ter a casa própria. A servidora tem uma filha de cinco anos e relata também o peso no orçamento familiar do item habitação.

“Os financiamentos atualmente oferecidos no mercado são muito caros para se obter casas no padrão dessas que o Governo constrói. As casas, como foram construídas, dão oportunidade para as famílias ampliarem seu lar. Não só pela infra-estrutura, como pela localização do residencial”, afirmou.

O governador Blairo Maggi salientou que as obras realizadas tanto em Cuiabá, quanto nos demais 140 municípios mato-grossenses, visam apenas dar o retorno à população daquilo que é pago ao Estado – e que os investimentos independem da agremiação partidária.

Defendendo uma vez mais uma administração baseada em ações municipalistas, o governador falou sobre o respeito às obras e ações. "O que devemos buscar em benefício da população é trabalhar na busca compartilhada de soluções para diferentes áreas", ressaltou, ao falar da carência de obras do Governo Federal em Mato Grosso.

Em seu discurso, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, elogiou o bom desempenho da gestão Maggi no setor de habitação. “Mato Grosso superou em 50% a campanha nacional de habitação do Governo Federal. Peço a todos vocês que zelem pelas casas com o mesmo carinho com que o Governo do Estado está construindo esses residenciais, principalmente este, em local privilegiado”, afirmou o prefeito.

DEMOCRATIZAÇÃO – Hélcio Benedito Peixoto é presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista. Há 20 anos morador no local, ele elogiou o programa habitacional tocado pelo governador Blairo Maggi.

“É importante a postura do governador em abrir espaço para o movimento comunitário participar das decisões da política de Governo. Como é o caso do Programa Meu Lar, pois as associações de moradores participam e opinam sobre o assunto”, disse.

Participaram da inauguração do Residencial Mirante de Cuiabá a vice-governadora Iraci França, os secretários de Estado Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), Vilceu Marchetti (Infra-estrutura), Ana Carla Muniz (Educação), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura), José Carlos Dias (Comunicação Social), Joaquim Curvo (Adjunto de Habitação e Saneamento) e coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), o prefeito Wilson Santos, vereadores e outros prefeitos. Além dos presidentes do MT Saúde, Yuri Bastos, e do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart.




Fonte: Secom- MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322796/visualizar/